Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

20/12/2010 12:23 - Panetone é o campeão das marcas próprias

Alimentos: Em segundo lugar vêm os molhos e derivados de tomate

 

Os panetones são os produtos que mais têm marcas próprias do varejo, conforme o 16º Estudo Anual de Marcas Próprias feito pela Nielsen. De cada 100 marcas de panetones, 38,6% pertencem a supermercados e até a padarias. Os derivados de tomate vêm em segundo lugar, com 32% de participação das marcas que levam o nome dos varejistas. Os envoltórios de alimentos (como papel alumínio, filme plástico e outros), com 30%, surgem em terceiro lugar; seguidos dos guardanapos de papel, com 27,7%; e os pães de queijo, com 27,7%.

 

O Brasil tem hoje 65.880 itens de marcas próprias no varejo, segundo o estudo. Esse número é 18% maior em comparação a um ano atrás. Apesar do crescimento, a participação das marcas próprias no total dos produtos ainda é baixa: 4,8%, em relação ao faturamento total do varejo. Na Suíça, esse número salta para 46%. Nos Estados Unidos, para 17%, e no Chile, para 7%. No Brasil, conforme o estudo, 18,6 milhões de consumidores escolheram algum tipo de produto marca própria no primeiro semestre deste ano.

 

Mas por que os panetones são o produto com maior participação nesse segmento? Primeiro, porque esse é um mercado que movimenta mais de R$ 2 bilhões em apenas três meses do ano (outubro, novembro e dezembro). A marca líder, a Bauducco, é dona de mais da metade das vendas. O restante é disputado por marcas que têm bem menos tradição - terreno em que as marcas próprias conseguem ganhar mais mercado, uma vez que a chancela do nome do varejista acaba passando mais confiança ao consumidor.

 

Essa concorrência, porém, não chega a incomodar a PandurataAlimentos, dona da Bauducco. Com a marca líder e também com a Visconti, a empresa registrou crescimento de mais de 80% em volume nos últimos seis anos para panetones, item que representa 25% das vendas da companhia. A empresa espera produzir 58 milhões de unidades neste Natal, 15% mais em relação ao ano passado. Segundo Paulo Cardamone, diretor de marketing da Bauducco, a concorrência está, sim, mais acirrada com as marcas próprias. Mas o mercado consumidor do produto tem crescido ano a ano, o que fomenta o avanço da marca. "O crescimento das marcas próprias no Brasil reflete o desenvolvimento do canal autosserviço", diz João Carlos Lazzarini, diretor de atendimento a varejistas da Nielsen.

 

Mas não foi a categoria de panetone a que apresentou maior crescimento de participação das marcas próprias. Com avanço de 61% de participação em comparação ao mesmo período do ano passado, os produtos classificados como bebidas não alcoólicas foram os que mais ganharam concorrentes com nome de varejistas em 12 meses (a contar de agosto). Os sucos prontos tiveram um aumento de 95% de participação dessas marcas. Hoje, elas já representam 7,8% da categoria.

 

O grande atrativos das marcas próprias, por muito tempo, foi o preço, em média 20% mais baixo que as líderes. Mas se engana quem pensa que só os consumidores de menor poder aquisitivo optam por esses produtos. O estudo mostrou que a maior parte desses compradores tem nível socioeconômico alto, está na faixa etária entre 41 a 50 anos e reside em lares de quatro pessoas. "É crescente o número de consumidores de classes mais altas que procuram por itens de marcas próprias, o que demonstra que esses produtos estão entregando qualidade a seus consumidores. E isso representa um grande potencial de mercado", diz César Gasperini, responsável pelo estudo da Nielsen. A pesquisa também mostrou que, atualmente, mais de 330 empresas (entre supermercados, atacadistas e farmácias) atuam com marcas próprias.

 


Veículo: Valor Econômico

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>