Geral
14/12/2010 12:29 - Agas alerta sobre preços cobrados por rede varejista
Valor do leite estaria abaixo do praticado pelo mercado
O preço do leite nos supermercados gaúchos está levantando debate sobre os limites da concorrência entre empresas varejistas instaladas no Estado. Através de comunicado em tom de denúncia, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) informou ontem que uma rede supermercadista multinacional, que atua há poucos anos no Rio Grande do Sul (Walmart), estaria prejudicando as demais lojas do segmento vendendo o litro de leite a preços abaixo dos praticados no mercado.
De acordo com o comunicado, a empresa em questão passou a oferecer, na semana passada, o litro do produto por R$ 1,34, enquanto o preço ao fornecedor seria de R$ 1,52, feito conseguido com a encomenda de um alto volume de leite junto ao produtor. Ainda conforme o documento, "a empresa fornecedora remeteu o que era habitualmente adquirido, prevendo o desgaste que teria perante as demais empresas supermercadistas...". Diante da recusa em negociar a quantia extraordinária do produto, a multinacional teria cancelado os pedidos para todas as unidades da rede no Rio Grande do Sul.
O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, condena a situação, caracterizando como "predatória" a atuação da rede, que estaria ditando ao mercado as condições das negociações. "O foco não é especificamente o leite, mas a preocupação porque o Brasil vive um excelente momento, tendo capacidade de estimular as empresas nacionais", destaca. Ele acrescenta que o ciclo produtivo não pode ficar à mercê de empresas que sejam mandatárias de seus negócios, deixando os produtos sob o risco de perdem competitividade.
"Se uma indústria não atende a reivindicações desse grupo, ele vai cortar pedidos, boicotar, e o concorrente dessa indústria de laticínios vai atender porque quer ganhar mercado", observa o dirigente. "A preocupação é sobre o gigantismo, que pode retirar do consumidor o direito de escolha no momento que tem uma empresa que pode ditar normas", completa.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elton Weber, compartilha a opinião do presidente da Agas. Weber ressalta que o episódio se torna ainda mais prejudicial, já que o momento é de recuperação no preço do leite. O dirigente alega que, cedo ou tarde, o custo do produto aumenta, sobrando para o produtor o prejuízo da batalha entre os supermercadistas. "Quando uma empresa de laticínios puxa preço pra trás, o mercado vai puxar e quem paga é o produtor", diz.
Já o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), Carlos Feijó, acredita que a ocorrência é pontual, mesmo reconhecendo a gravidade do caso. "Entendemos a preocupação do Antônio Longo como líder de classe, para que não deixe isso se protelar, mas entendemos que seja pontual", frisa. O dirigente ressalta que nenhum associado denunciou a prática à entidade, mas que o tema deve entrar em debate na diretoria do sindicado durante as próximas reuniões.
Walmart reage à nota divulgada pela associação
O Walmart Brasil, rede supermercadista que atua no Rio Grande do Sul desde 2005, apresentou um contraponto à declaração divulgada pela Agas. Também por comunicado, a companhia afirma que estranha a opinião emitida pela entidade. Conforme nota da multinacional, o episódio relatado aconteceu no município gaúcho de Bento Gonçalves, onde na última quinta-feira (9/12), um concorrente da rede teria ofertado leite longa-vida a R$ 1,39. Em resposta à ação, a loja Nacional que atua no município reduziu o preço do produto no dia seguinte, sexta-feira (10/12).
"Neste mesmo dia (10/12), as três principais redes do município praticaram valores semelhantes - incluindo o supermercado Apolo, de propriedade de Antônio Cesa Longo. Portanto, trata-se de uma ação promocional pontual, em resposta à concorrência", diz o comunicado divulgado.
De acordo com o Walmart Brasil, a adoção de ações promocionais é prática comum no varejo, ressaltando que segue realizando normalmente os pedidos junto aos fornecedores de leite, em busca do melhor preço para os consumidores.
Veículo: Jornal do Comércio - RS

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria