Geral
13/12/2010 11:17 - Mobilidade atrai consumidores no Natal
Procura por eletroeletrônicos se diversifica e destaca smartphones, notebooks e TVs de LCD
As recentes medidas do governo para restringir o crédito e a decisão de grandes varejistas em diminuir o número de parcelas nas vendas a prazo não reduziram o ímpeto dos consumidores pelas compras de eletroeletrônicos. E diferentemente dos anos anteriores, em que um único produto dominou as vendas de Natal, neste ano a procura está diversificada. Notebooks, smartphones e televisores estão liderando as vendas, com crescimentos superiores a 65%.
"Em taxa de crescimento, as vendas de smartphones foram mais fortes, mas em número eles ainda representam pouco menos da metade do mercado de notebooks", afirma o coordenador de pesquisas da consultoria IDC, Luciano Crippa. Ele também observa que as vendas de televisores de LCD e LED apresentaram um crescimento acima do esperado neste fim de ano, concorrendo de forma indireta com as vendas de computadores.
A IDC estima um crescimento de 65% nas vendas de notebooks e expansão de 200% nas entregas de netbooks. Para o segmento de computadores de mesa (desktops), a IDC prevê aumento de 3% a 5%. O mercado de computadores como um todo deve crescer de 20% a 24%, alcançando até 13,8 milhões de unidades vendidas em todo o ano de 2010.
Para os tablets, lançados oficialmente no Brasil em novembro, Crippa estima vendas de 50 mil unidades, sendo que os dados preliminares indicam que já foram comercializados 30 mil unidades no país.
"É um mercado novo e de produtos com valor ainda alto. Mas tem tido boa procura dos consumidores mais entusiastas. Dependendo da disponibilidade de iPads da Apple, o resultado pode ser maior", afirma Crippa.
Já no segmento de eletroeletrônicos como um todo, que compreende celulares e equipamentos de informática, Humberto Barbato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), afirma que a projeção do setor para o fim de ano é de um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2009.
"Esse dado reflete como as empresas se prepararam em termo de compra de insumos e de formação de estoque", diz Barbato, que aponta notebooks, smartphones e TVs de LCD como as grandes apostas para o Natal.
Ivair Rodrigues, consultor da IT Data, destaca que a queda de preços nessas três categorias neste ano, em comparação ao fim de 2009, vem contribuindo para esse crescimento do consumo.
Dados da IT Data mostram que o preço dos smartphones caiu 37% no período, enquanto os preços dos notebooks e TVs de LCD tiveram uma queda de 20% e 22%, respectivamente.
Além do custo, Rodrigues diz acreditar que a maior distribuição do consumo entre cada uma das categorias de produtos se explica pelo fato de o consumidor de hoje já conhecer os benefícios que cada tecnologia oferece. "Por isso, dificilmente haverá um Natal de um único produto."
Na mesma direção, Hugo Valério, diretor da área de informática da Abinee, diz que as diversas categorias de produtos têm espaço para crescer na medida em que cada um atende uma necessidade diferente. "Nesse contexto, os notebooks ganham força, porque são um meio-termo entre os benefícios da mobilidade, da portabilidade e do desempenho".
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria