Geral
08/12/2010 10:51 - Venda de TVs tela fina cresce 52%
Quatro milhões de televisores de tela fina foram comercializados durante este ano no País, número 52% maior quando comparado com o ano passado, segundo a empresa de pesquisa GfK Retail and Technology. A substituição da TV de tubo pela de tela fina, como o LCD (do inglês, Liquid Crystal Display ou tela de cristal líquido), tem ocorrido de maneira acelerada, motivada principalmente pela redução dos preços.
As TVs de LCD registraram melhor desempenho neste ano, ficando acima da média deste segmento, que atingiu 34% de crescimento em relação ao ano passado. De acordo com a gerente de negócios da GfK RT, Gisela Pougy, fatia de 70% do faturamento da categoria de televisores vem desse modelo.
Em relação às polegadas dos aparelhos, os com 32'''', 40'''' e 42'''' representam aproximadamente 70% do mercado de LCD e LED (do inglês, Light Emitting Diode ou diodo emissor de luz). Já os aparelhos com pequenas polegadas, como de 26'''', são 23% das vendas no País.
A gerente da GfK destaca ainda que o consumidor está adquirindo mais aparelhos com tecnologia Full HD (alta resolução). De janeiro a agosto de 2009, apenas 27% das vendas eram com esta configuração. No mesmo período deste ano a participação saltou para 52%, mesmo com diferença no valor de R$ 400.
MAIS BARATO - Desde a Copa do Mundo, há queda contínua nos preços das TVs de tela fina, tanto que as redes varejistas estimam que seus valores estão até 20% menores do que em 2009.
As televisões de 32 polegadas custavam de R$ 1.499 a R$ 1.599 no ano passado e, agora, os preços variam de R$ 1.199 e R$ 1.299. Já os aparelhos de 42 polegadas eram vendidos entre R$ 2.499 e R$ 2.599, e agora são encontrados por R$ 1.999 e R$ 2.099, aponta levantamento da empresa Shopping Brasil.
Dependendo do produto eletrônico, a economia na compra do presente natalino pode chegar a 50% quando comparado a igual período do ano passado.
DVDs - O aparelho de DVD também é destaque na pesquisa realizada pela GfK RT. Havia expectativa de queda nas vendas desses produtos motivada pela chegada das HDMI e Blu-Ray. Segundo Gisela, no entanto, a comercialização desses itens avançou 9% entre janeiro e agosto em relação a 2009.
Enquanto o DVD player convencional representou 83% do total de vendas da categoria, com preço médio de R$ 154, os aparelhos HDMI tiveram 12% das vendas, custando em média R$ 234.
Enquanto isso, o Blu-Ray representou cerca de 4% das vendas e cravou crescimento de 300%, atribuído à base pequena, só 93 mil pelas vendidas.
Veículo: Diário do Grande ABC

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria