Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/12/2010 09:27 - Citricultura deve aproveitar o momento propício para combater ameaças ao setor

O MENOR CONSUMO DE SUCO, A QUEDA DO DÓLAR, O AUMENTO DO PROTECIONISMO AOS PRODUTORES DA FLÓRIDA E A SOLUÇÃO PARA O GREENING DIZEM RESPEITO À CITRICULTURA BRASILEIRA

 

Muitas notícias e reportagens diversas sobre a citricultura foram publicadas nos últimos meses.

 

Não sem motivo, já que há novidades e constatações vindas de todos os setores da atividade: sanitário, econômico, de mercado e de relações entre os principais atores.

 

Em termos sanitários, a evolução do greening e do cancro cítrico é o destaque.
O greening, ou HLB, doença de bactéria que ataca o floema de todas as variedades cítricas, em pouco mais de cinco anos se estabeleceu em todo o cinturão citrícola do Estado de São Paulo, do Triângulo Mineiro e do Paraná, indicando que a citricultura terá de encontrar formas de conviver com o mal.

 

E está encontrando. As regiões mais afetadas estão combatendo o vetor da doença com baixo índice de plantas sintomáticas arrancadas. Já nas regiões menos atingidas, onde há menos pomares, a convivência passa pela erradicação e por um bom controle do vetor.

 

O cancro cítrico, doença causada também por bactéria que ataca as folhas jovens das principais variedades cítricas, é conhecido dos citricultores do Paraná e do oeste paulista, mas tem recrudescido fortemente em todo o Estado, indicando que a saída do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) da inspeção regular não foi benéfica para o setor.

 

Pelo lado dos preços, boas notícias. O suco no mercado internacional subiu bastante em relação ao ano passado, tanto no mercado físico, em Roterdã (Holanda), como na Bolsa de Nova York.

 

Até mesmo os preços no varejo, nas gôndolas dos supermercados dos Estados Unidos, mostraram reação positiva.

 

Para os produtores, os preços aferidos neste ano pelo Cepea-Esalq indicam aumentos acima de 100% em relação aos registrados no ano passado.
Esses preços já cobrem bem os custos de produção da maioria dos citricultores. É certo que aqueles que se encontram nas regiões mais atingidas pelo greening, com maior custo de produção e, em muitos casos, menor produtividade, terão margem reduzida ou ainda prejuízo.

 

Ainda assim, os agricultores que não estiverem em locais propícios e não adotarem tecnologias que lhes permitam boa produtividade a custos adequados terão margens reduzidas ou negativas. E isso não é um "privilégio" só da citricultura.
Assistimos agora a grandes evoluções na relação de negócios entre produtores de laranja e indústrias processadoras de suco.

 

Apesar de criticada por alguns, o processo de conversação iniciado no contexto do chamado Consecitrus -sistema que pretende encontrar um padrão na formação de preços da matéria-prima que dê maior estabilidade ao setor- é, afinal, muito positivo.
Isso significa que depois de tantos anos de gritas à distância estamos sentando à mesa.

 

É claro que irão dizer que ainda falta muito, que se deve contemplar mais isso ou tirar aquilo, mas o fato é que o diálogo voltou. O mundo moderno depende de diálogo, de muito diálogo.

 

A diminuição do consumo de suco de laranja, a questão da desvalorização do dólar, o iminente aumento do protecionismo -talvez única alternativa- para os citricultores da Flórida e a solução definitiva para o greening dizem respeito à citricultura brasileira como um todo.

 

Questões como essas não devem ser tratadas só pela indústria ou só pelos produtores, mas, sim, por todos os envolvidos.
Por isso, deve-se aproveitar o novo momento de diálogo para soluções conjuntas visando combater essas ameaças.

 

Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>