Geral
02/12/2010 11:43 - Eletrônicos e roupas ficam mais baratos
Recuo reflete forte concorrência entre os varejistas e recuo do dólar em relação ao real
Enquanto os preços dos alimentos disparam em reais, influenciados pelas alta das cotações dos produtos agrícolas no mercado internacional, os produtos eletroeletrônicos e as roupas femininas dão a sua contribuição para atenuar a inflação ao consumidor.
Na terceira quadrissemana de novembro, os preços dos equipamentos do domicílio ficaram 0,38% mais baratos, aponta pesquisa para apurar o Índice de Preços ao Consumidor da Fipe.
Os preços do aparelhos de imagem, por exemplo, recuaram 2,43% no período; os televisores tiveram queda de 3,27% ; os equipamento de som registraram retração de 2,71% e os equipamentos de informática, de 1,5%.
A deflação se repete nos preços das roupas femininas, cujos preços caíram 0,40% na terceira quadrissemana deste mês e registraram retração pela quinta quadrissemana consecutiva. Às vésperas do Natal e mesmo com a entrada da coleção de verão no mercado, o preço médio da blusa feminina caiu 1,96% e do vestido, 1,35%.
O coordenador do IPC da Fipe, Antonio Comune, atribui o recuo dos preços dos produtos manufaturados a vários fatores. No caso dos eletroeletrônicos, a queda reflete a forte concorrência entre as redes varejistas, o avanço da tecnologia que permite a fabricação de produtos cada vez mais avançados a preços menores e, finalmente, a queda da cotação do dólar em relação ao real.
Como os aparelhos eletrônicos são montados na Zona Franca de Manaus (AM) a partir de componentes importados, o dólar mais barato em relação ao real reduz os preço final dos equipamentos. Além disso, como as economias do mundo desenvolvido estão em marcha lenta e o consumo não está acelerado, sobram componentes eletrônicos no mercado internacional e os preços em dólar caem.
No caso das confecções, o fator preponderante para a redução dos preços em reais é a forte concorrência de produtos importados, especialmente vindos de países asiáticos.
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria