Geral
30/11/2010 10:42 - Americana Sara Lee compra a paranaense Café Damasco
Empresa de Curitiba, de forte atuação no Sul do País e sétima no mercado nacional, foi adquirida por R$ 100 milhões
A americana Sara Lee anunciou a compra da paranaense Café Damasco por R$ 100 milhões, dando um passo para consolidar sua liderança no mercado brasileiro. A companhia ficou em primeiro lugar no ranking da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) de 2009, seguida de perto pela 3 Corações, joint venture do grupo nordestino Santa Clara com a suíça Strauss-Elite. Segundo a associação, as duas companhias têm, cada uma, cerca de 20% do setor de café no País.
O valor pago pela Café Damasco, que tem sede em Curitiba e é líder no mercado paranaense, equivale a um ano de faturamento, segundo comunicado divulgado pelo grupo americano. De acordo com a Sara Lee, o negócio deverá ser concluído ainda hoje e será enviado para aprovação dos órgãos de defesa da concorrência.
Fontes da indústria de café dizem que a Damasco poderia ser considerada uma empresa de grande porte do mercado nacional - no ranking de 2009 da Abic, aparecia em 7.º lugar. Além da sede e da fábrica em Curitiba, a empresa também tem uma planta industrial em Salvador, que a Sara Lee pretende usar para melhorar a distribuição de seus produtos no Nordeste.
O grupo americano, que fatura US$ 11 bilhões em todo o mundo, chegou ao País em 1998, com a aquisição da Café do Ponto, então a segunda maior companhia do mercado brasileiro. Hoje, detém várias marcas importantes no setor de café, como Pilão, Caboclo, Moka e Seleto - todas de maior expressão no Rio e em São Paulo, maiores mercados consumidores do País.
Conforme a Abic, o mercado de café no Brasil ainda está no início do processo de consolidação. Hoje, a metade das vendas do setor está nas mãos de empresas de pequeno porte - são, ao todo, mais de 1,1 mil companhias em atividade no País. Os outros 50% são dominados por cinco empresas - entre elas a também multinacional Melitta, que igualmente já entrou na onda de aquisições de marcas de expressão regional, com a compra da gaúcha Bom Jesus.
De acordo com o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, o consumo brasileiro de café cresce mais de 4% ao ano, bem acima da média mundial, que varia de 1% a 2%. Isso aumenta o interesse de grupos internacionais sobre empresas de médio porte, detentoras de um público fiel fora do eixo Rio-São Paulo.
União de médias. Para o representante do setor, o processo de consolidação do mercado brasileiro pode ganhar outras facetas, com negócios também entre empresas nacionais. "Além do movimento de grandes companhias multinacionais, empresas locais de médio porte já cogitam unir suas operações para ganhar escala", explica Herszkowicz. O diretor da Abic afirma que a formação de joint ventures é vital para as empresas que pretendem continuar a disputar as gôndolas do varejo, pois os contratos oferecidos pelos grandes supermercados geralmente oferecem margem reduzidas.
Para as indústrias de menor porte, diz Herszkowicz, deve sobrar o consumo de café fora de casa - que está em expansão e hoje representa 35% das vendas totais. "Os pequenos vão ter de buscar outros canais de distribuição, como empresas, lanchonetes e restaurantes." Para profissionalizar a gestão de pequenos negócios, a Abic prevê criar Arranjos Produtivos Locais (APLs), em que empresas unem forças para reduzir custos com mão de obra, insumos e administração.
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria