Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/11/2010 11:53 - Pão de Açúcar aposta em novo visual e no caixa 'verde'

Ser a líder do setor varejista no mercado brasileiro parece não bastar para o conglomerado da família Diniz e dos franceses do grupo Casino, donos do Grupo Pão de Açúcar, a maior máquina de vendas do varejo brasileiro. Lançar tendências é outra ação corriqueira na empresa, que agora começa a analisar aspectos visuais dentro de suas lojas, seguindo o sucesso de redes norte-americanas, mas dando um "ar" nacional para atender ao mercado brasileiro. Gôndolas mais baixas, prateleiras verticalizadas, corredores maiores, televisores de LCD estrategicamente colocados com dicas para entreter o cliente no ato da compra e fazê-lo sentir-se cada vez mais à vontade, o que pode aumentar até o impulso da compra, são algumas das novas armas da companhia.

 

O Grupo também tem focado nos "Caixas Verdes", programa de reciclagem pré-consumo que já arrecadou, de 2008 a outubro deste ano, mais um milhão de embalagens (papel, plástico, alumínio e vidros), sendo mais de 550 mil em 2010. Presente em 81 lojas (66 Pão de Açúcar e 15 Extra), o programa será expandido para mais 50 lojas até o final de 2010. Além disso os pontos-de-vendas da rede Extra Supermercado têm ampliado as seções de perecíveis e alimentos, que tiveram seu espaço aumentado de maneira personalizada por loja, e o número de variedades de produtos oferecidos está maior. Cada loja da bandeira costuma oferecer, em cerca de 1.500 m², um sortimento com 20 mil itens de compras diárias: padaria, frutas, verduras e legumes, congelados e açougue.

 

Segundo o vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, José Roberto Tambasco, as novidades não param por aí. "Identificamos que, em alguns casos, como nas classes mais populares, a marca Extra é altamente reconhecida pelos seus diferenciais e chega a ser citada como uma aspiração de consumo", destacou Tambasco.

 

O porta-voz comentou um dos motivos da mudança: "Com o aumento da renda e do emprego, o consumidor ampliou seu poder aquisitivo e está mais exigente tanto no que diz respeito a qualidade, como também facilidade, sortimento e serviços", declarou. Outro destaque que ganha fôlego para os clientes é o Espaço Café, onde o consumidor conta com mesas, cadeiras e salgados confeccionados na loja, para tomar um lanche durante as compras, e ficar mais tempo.

 

Sustentabilidade

 

A questão de sustentabilidade também faz parte da reestruturação da marca. "Nossas pesquisas indicam que os clientes estão mais engajados e buscam soluções práticas para adoção de hábitos de consumo mais sustentáveis. Esses projetos visam atender a essa demanda e devemos estendê-los a todas as lojas", afirmou o vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlem.

 

Recentemente o CEO do Grupo, Enéas Pestana, declarou que o foco da companhia em 2011 será capturar sinergias, integrar as plataformas e obter níveis de governança corporativa. "O mercado está muito interessado em saber quando faremos o IPO, mas não será em 2011. Estamos muito preocupados em capturar as sinergias", explicou.

 

Investimento

 

Na dança das cadeiras o Grupo GPA também deu largada a seu projeto de expansão da bandeira Extra Supermercado, com um investimento de R$ 14 milhões na inauguração de dezesseis novas lojas no último mês, sendo 11 originárias da rede CompreBem, em São Paulo, e cinco Sendas, no Rio de Janeiro. O plano de conversão de bandeiras prevê ainda a finalização das conversões até o final de 2011, o que deve posicionar a rede de supermercados como a maior do País - com mais de 170 pontos de venda. As primeiras lojas viradas em agosto deste ano já demonstram uma elevação de até dois dígitos frente ao faturamento das mesmas unidades nas antigas bandeiras.

 

Sacolas retornáveis

 

Entre janeiro e outubro de 2010, o Grupo já comercializou milhares de unidades de ecobags, cerca de 50% a mais que no mesmo período de 2009. A bandeira Pão de Açúcar, em parceria com a SOS Mata Atlântica, passou a oferecer três novos modelos de sacolas retornáveis - ao todo a rede possui oito modelos. Além disso, a bandeira possui a campanha de estímulo ao uso de sacolas retornáveis do "Programa Mais", pontuando clientes que utilizam as sacolas retornáveis.

 

Em 2010, a ação já distribuiu mais de três milhões de pontos, o que significa uma redução de cerca de 1,2 milhões de sacolas plásticas.

 

As lojas da rede Pão de Açúcar também contam com sacolas plásticas mais resistentes que suportam seis quilos de produtos ante 4,5 quilos na versão anterior.

 

Se se considerar o ano de 2008, quando a rede ainda não oferecia as sacolinhas mais resistentes, o programa gerou uma redução de mais de 97 milhões de sacolas plásticas até outubro deste ano.

 

Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>