Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/11/2010 10:22 - A hora e a vez da nova classe média

Empresas buscam se preparar para conquistar os clientes de baixa renda, que vêm crescendo no País e trazem a possibilidade de formar um novo público fiel. 

 

Alta da renda tem feito com que o público emergente vá mais às compras, despertando interesse de grandes redes.Entender que as classes C, D e E são formadas por consumidores de comportamentos distintos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Enquanto a alta renda prefere produtos e serviços exclusivos, o consumidor emergente busca aceitação e preço justo, tornando-se  fiel às marcas que o acolhem com atenção. Uma pesquisa divulgada na semana passada pela consultoria Data Popular durante o 1º Congresso Nacional sobre Mercados Emergentes, realizado em São Paulo, aponta que só neste ano os três segmentos deverão movimentar cerca de R$ 834 bilhões.

 

De olho nesse montante, diferentes setores começam a perceber grandes oportunidades de negócios – o público de baixa renda se tornou protagonista de um mercado interno crescente. "Empresas e consultorias especializadas em atender a esse segmento esperam faturar até 80% a mais neste ano, com projetos específicos para essa fatia da população", disse o diretor de projetos da Data Popular e organizador do congresso, Renato Meirelles.

 

Segundo ele, a renda familiar mensal dos consumidores da classe C aumentou 10% este ano em relação a 2009, chegando a R$ 2,5 mil. Já os consumidores das classes D e E tiveram renda familiar mensal de R$ 900, também com elevação de 10% em relação ao ano anterior. "Entre os emergentes, aproximadamente 10 milhões de brasileiros migraram das classes D e E para a C nos últimos cinco anos", afirmou.

 

A intenção de consumo dessas famílias até o final do ano abrange itens de alto valor agregado – como motos, carros e viagens de avião. São 14 milhões de famílias interessadas, por exemplo, em colocar um carro na garagem ainda em 2010.  "É importante que todas as grandes redes varejistas entendam o perfil desses consumidores. Para tratar com o público emergente, é preciso ter humildade, e se colocar no lugar do outro."

 

Meirelles lembrou ainda que  a população de baixa renda  sabe dar valor a cada centavo gasto, e prefere aplicar o dinheiro em itens com preço e qualidade em uma faixa intermediária. "Como a nova classe média já representa metade da população e deve continuar crescendo com a ascensão da classe D, as empresas precisam entender que o consumidor de baixa renda é um importante cliente em potencial", avaliou.

 

Internet – A inclusão digital também é apontada na pesquisa, segundo a qual  60% da classe C já possui computador em casa. Além disso, esse estrato é o que tem  maior intenção de compra do equipamento: 44%. Já 29% das famílias das classes D e E  pretendem comprar um computador até o final do ano. "O público de baixa renda é maioria na internet: são quase 64 milhões de brasileiros conectados", afirmou Meirelles.

 

Sendo assim, a rede mundial de computadores se tornou o meio de informação mais usado entre os jovens da nova classe média brasileira. "A internet é usada pelos emergentes em atividades como leitura de e-mails e notícias, pesquisas para escola e visitas a sites de relacionamento." Para o diretor da Data Popular, essa é a razão do sucesso de lan houses em bairros da periferia. "As pessoas têm computador em casa, mas continuam frequentando lan houses, porque o local também serve como um ponto de encontro."

 

A primeira edição do Congresso reuniu empresas e empresários que têm adotado iniciativas para atender as carências desse consumidor emergente. Os participantes incluíram a presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano; a diretora de marketing da TAM, Manoela Amaro; o vice-presidente do McDonald's, Mauro Multedo; e o vice-presidente-executivo do Grupo Pão de Açúcar,


 

Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>