Geral
08/11/2010 10:15 - Corinthians terá farmácia e celulares
Time faz parcerias com empresas para vender produtos personalizados para seus 25,8 milhões de torcedores
Clube coloca produtos no varejo em cerca de 20 dias e deve faturar com royalties de cerca de 10% do valor de venda
Com R$ 204 bilhões de renda no bolso, os 25,8 milhões de torcedores alvinegros viraram prioridade nos negócios do Corinthians.
O time abrirá uma rede de farmácias, a Farma Timão, e venderá celulares de dois chips a partir deste mês, além de lançar a TV Corinthians, um canal pago já apelidado de "TVC", que deverá ser veiculada nas maiores operadoras de TV por assinatura do país, como Net e Sky.
Além do canal de televisão, o clube estuda criar um site para comercializar produtos pela internet.
No ano passado, o Corinthians faturou R$ 181 milhões, resultado 54% superior ao do ano anterior. Foi o clube que apresentou maior evolução nas receitas, segundo estudo da consultoria Crowe Horwath RCS.
"É a segunda maior torcida do país, com integrantes com perfil semelhante ao da nova classe média, que é a que mais cresce no país. Entre 80% e 90% estão concentrados no Sul e Sudeste, regiões com renda mais alta", diz Caio Campos, gerente de marketing do clube. "O clube quer aproveitar o potencial dos seus torcedores com produtos diferenciados."
NOVOS NEGÓCIOS
Em 15 dias será aberta a primeira Farma Timão, no Parque São Jorge, em parceria com a Neo Química, patrocinadora do clube, comprada no final de 2009 pela Hypermarcas. A primeira loja recebeu investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.
A previsão é abrir dez unidades franqueadas da marca até julho de 2011 e vender produtos com descontos para torcedores. Três delas serão inauguradas até dezembro nas zonas leste, sul e na região central de São Paulo.
"Auxiliaremos na implementação do projeto emprestando nossa experiência com canal farmácia, que inclui medicamentos livres, com prescrição, genéricos e similares, além de produtos de higiene pessoal, beleza, adoçantes, preservativos e fraldas, diz Walker Lahmann, diretor de Marketing da divisão Farma da Hypermarcas.
A venda de celulares também deve começar a partir deste mês em cem lojas da rede Poderoso Timão, além de Extra, Ponto Frio e Casas Bahia. São dois modelos de dois chips, de R$ 349 a R$ 399 (dependendo dos recursos).
"A ideia é vender cerca de 24 mil aparelhos por mês customizados para corintianos. E outros 46 mil sem a personalização do clube", diz Frederico Godke, diretor comercial da Maxxicel, importadora dos aparelhos.
Trazidos da China, os aparelhos terão recursos como filmadora, rádio, MP3, MP4, câmera fotográfica, além de sinal para TV digital .
Até setembro, a Anatel registrou 191,5 milhões de linhas de celulares. Desse total, 82% são pré-pagas.
Já existem outros aparelhos com dois chips sendo vendidos no país por ao menos quatro fabricantes. Mas é o mercado "cinza" que preocupa a Maxxicel. "Foram vendidos 9 milhões de celulares com dois chips no mercado informal no ano passado. E outros 3 milhões de aparelhos com um chip, sem homologação", diz Godke.
A Maxxicel tem planos para instalar até janeiro uma fábrica em Itajaí (SC) ou Manaus (AM) para montar os celulares no Brasil.
A definição do local depende de negociação sobre incentivos fiscais. Devem ser investidos R$ 12 milhões na fábrica, que terá 50 funcionários. Para expandir os negócios, a empresa recebeu um aporte de R$ 18 milhões.
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria