Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/11/2010 09:42 - Aumenta a demanda por cestas natalinas

Tradicional presente para toda a família, as cestas de Natal incrementam o faturamento das delicatessens de Belo Horizonte nos últimos meses do ano. Nas empresas consultadas pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, as cestas, que podem custar até quase R$ 4 mil, colaboram para fazer de novembro e dezembro os meses mais lucrativos para o segmento.

 

De acordo com um dos sócios da Casa do Vinho com duas lojas na Capital, André Martini, normalmente o faturamento obtido pela companhia no último trimestre, corresponde a 40% dos resultados acumulados durante o ano. "As pessoas têm a tradição de comprar nesta época e aproveitamos para vender os produtos específicos para o Natal", disse referindo-se a itens como frutas secas.

 

Martini afirmou que, devido ao crescimento da demanda registrado com a aproximação do Natal, em 2010, a Casa do Vinho está aumentando sua oferta de mercadorias importadas em 25%, quando comparado com o ano passado. "O câmbio está favorável e a queda dos preços incentiva o consumidor a investir em produtos de maior qualidade", argumentou. De acordo com ele, somente para atender à procura por vinhos, a empresa possui atualmente em seu estoque 15 mil caixas.

 

Com o aquecimento do mercado, fruto do maior poder de compra dos brasileiros, o empresário espera vender neste ano cerca de 1 mil cestas de Natal com preços que variam entre R$ 55 (nove itens) e R$ 3.920 (45 itens). "Elas são muito procuradas, por serem atrativas para toda a família, já que possuem desde bebidas a doces", enfatizou. Martini disse que a comercialização de cestas neste ano deve ultrapassar as vendas registradas em 2009 em pelo menos 10%.

 

Empresas - Uma das maiores distribuidoras de vinhos finos do Estado, a Casa Montez espera vender em 2010 aproximadamente 700 cestas, cerca de 20% a mais do que em 2009. Segundo o diretor da companhia, Flávio Morais, a comercialização das cestas e baús será impulsionada pela demanda corporativa. "A maior parte dos nossos pedidos são de empresas interessadas em presentear seus funcionários", apontou. Segundo ele, neste caso, a maioria dos clientes opta por kits de no máximo R$ 150.

 

Para quem está disposto a pagar mais caro, a Casa Montez possui em seu portfólio de cestas pré-moldadas opções que vão até R$ 2 mil. Já as personalizadas vão do gosto de cada um e o preço varia de acordo com a disposição do cliente em gastar com itens mais sofisticados ou básicos. Morais comentou que as compras personalizadas devem representar 35% das suas vendas de cestas em 2010.

 

De acordo com ele, os kits mais simples (R$ 70) são compostos por 25 itens. Já os elaborados podem chegar a 350 itens e os baús personalizados a até 500 itens.

 

Todas as cestas são compostas por produtos como bebidas, doces e conservas. " essencial que os itens perecíveis tenham uma durabilidade de no mínimo 60 dias", observou Morais. Segundo ele, as expectativas para o Natal de 2010 são tão positivas que a Casa Montez contratou seis funcionários extras somente para participarem da montagem dos kits.

 

O empresário citou ainda a maior aceitação dos produtos importados pelos clientes. De acordo com ele, a queda do dólar também impulsionou a venda de artigos estrangeiros na Casa Montez e colaborou para a estimativa de 15% de crescimento para 2010.

 

O Royal Empório, localizado no Mercado do Cruzeiro, na região Centro-Sul da Capital, também está otimista com as vendas das cestas de Natal. O gerente da delicatessen, Frederico Rubger, disse que a loja optou por um planejamento estratégico para elevar as vendas do produto em 25% quando comparado com o exercício passado.

 

"Estamos trabalhando com uma maior variedade de cestas. A variação vai desde a quantidade à qualidade dos produtos", afirmou. Segundo ele, para chamar a atenção da clientela, a empresa optou por cestas pré-montadas, para atingir, inclusive, públicos específicos. "Fizemos kits masculinos com uísques e cervejas e femininos com espumantes, chás e chocolates", explicou. "Além disso, possuímos opções de kits diet e light", completou.

 

Rubger também apontou a maior demanda por itens importados. "As pessoas não estão apenas mais interessadas nos importados, elas querem também maior variedade de mercadorias estrangeiras", disse. "Precisamos ter pelo menos três marcas de um mesmo produto para conseguirmos atender à demanda", ressaltou. Segundo ele, os meses que antecedem o Natal também são os mais lucrativos para a loja, representando 30% do faturamento da empresa no acumulado do ano

 


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>