Geral
04/11/2010 10:35 - Natal começa a impulsionar o comércio em todo o País
As vendas do comércio em outubro são uma previa de como serão as compras de Natal no País. A atividade do segmento cresceu 1,6% no período em relação ao mês anterior (setembro deste ano), já descontadas as influências sazonais - no caso, o Dia das Crianças. O indicador é o maior do segundo semestre, e já reflete as compras de fim de ano, que até dezembro, devem aumentar
A pesquisa, realizada pela Serasa, aponta que, a aceleração da atividade do comércio durante outubro confirma a tendência da consolidação de um ritmo de expansão no consumo mais acentuada neste último trimestre de 2010, sinalizando que o Natal deste ano deverá registrar um excelente desempenho em termos de vendas do varejo.
"No ano, esperamos que o varejo tenha um crescimento acima dos 10%. Esse positivo índice é reflexo da expansão do crédito e do aumento da massa de rendimento (salário real dos trabalhadores multiplicado pelo índice de emprego)", explica Luiz Rabi, gerente de indicadores de mercado da Serasa.
A regra é simples: quanto mais dinheiro no bolso do consumidor, maior será o desempenho do setor de comércio. O resultado positivo verificado no mês foi puxado pela alta de 1,7% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,9% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, segundo pesquisa realizada pela Serasa.
Na direção contrária, pesaram negativamente, em outubro, os recuos de 0,2% da atividade varejista do setor combustíveis e lubrificantes bem como do setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios - segundo a entidade, é possível que este segmento esteja com o seu desempenho afetado pelo fenômeno CF51La Niña/CF, que tem mantido as temperaturas mais baixas nesta época nas regiões Sul e Sudeste, prejudicando a comercialização das coleções de verão.
DEZ MESES
O varejo como um todo encerrou o período de janeiro a outubro deste ano com uma expansão de 9,9% frente ao mesmo período de 2009.
Na comparação anual - contra outubro de 2009 -, o crescimento de 9,2% do movimento varejista foi puxado pelo segmento de material de construção (alta de 17,8%).
Veículo: Diário do Grande ABC

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria