Geral
29/10/2010 11:41 - Venda de genérico é recorde no país
Comércio cresce 32% e chega a R$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre, impulsionado por produtos com preço mais baixo
Com preços mais baixos em relação aos medicamentos de marca, os remédios genéricos são os preferidos dos consumidores brasileiros, o que levou a indústria farmacêutica especializada nesse medicamentos a registrar no terceiro trimestre o maior crescimento da história, com avanço de 32% em relação ao mesmo período de 2009.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos), foram vendidas, entre julho e setembro, 117,9 milhões de unidades, totalizando 318,5 milhões no ano. Na avaliação do presidente da Pró Genéricos, Odnir Finotti, tal resultado alterou a perspectiva de crescimento do setor para 2010, que passou a projetar um aumento de 35% ante os 25% anteriores. Finotti atribuiu a expansão do mercado nacional à melhora na distribuição de renda e aos preços dos remédios, em media, 35% mais baratos do que os produtos exclusivos dos grandes laboratórios.
Com isso, os consumidores brasileiros já economizaram mais de R$ 17 bilhões com a substituição de produtos de marca desde 2001, quando os genéricos entraram no mercado. "Hoje é possível que uma pessoa faça o tratamento completo de uma doença só com genéricos. A oferta é ampla, 90% das enfermidades que afligem qualquer cidadão têm um produto similar mais barato", destacou Finotti.
As vendas de genérico já representam 20% do mercado farmacêutico brasileiro. Esse percentual deve aumentar nos próximos dois anos, já que mais de 20 patentes de medicamentos devem expirar. De julho a setembro de 2010, o setor movimentou R$1,7 bilhão e, no acumulado do ano, R$ 4,4 bilhões, 37,3% a mais em relação ao mesmo período de 2009.
Na opinião do diretor-executivo da Drogaria Rosário, Álvaro Silveira Júnior, a expansão das redes de farmácias populares – que oferecem medicamentos mais baratos à população carente – e o fim de patentes de remédios para controle de colesterol e hipertensão têm colaborado para o crescimento das vendas de genéricos. Segundo ele, a comercialização do produto que não é de marca já representa 20% do faturamento da Rosário. “Se mais patentes expirarem no próximo ano, esse índice pode subir para até 25%. Toda indústria que quiser ter uma participação forte no futuro, deverá possuir uma divisão de genéricos”, acrescentou.
Veículo: O Estado de Minas

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria