Geral
27/10/2010 10:31 - Promoções nos EUA afetam lucro da Kimberly
O lucro líquido da fabricante de produtos de consumo Kimberly-Clark caiu 19% por conta do aumento do preço dos insumos para produzir seus lenços de papel e fraldas, levando a companhia a reduzir sua projeção de lucros para o ano. As ações da fabricante das fraldas Huggies e dos lenços de papel Kleenex caíram mais de 3% na pré-abertura do pregão de ontem.
A companhia disse que sua divisão voltada para o mercado corporativo na América do Norte continua sofrendo devido ao desemprego elevado, que provoca o esvaziamento dos escritórios e uma menor demanda por lenços.
O lucro foi US$ 469 milhões, ou US$ 1,14 por ação, no trimestre encerrado em 30 de setembro, disse a companhia. O valor é inferior aos US$ 582 milhões, ou US$ 1,40 por ação, obtido no ano passado. A receita aumentou 1%, para US$ 5 bilhões.
Os resultados ficaram abaixo das expectativas. Antes da divulgação, analistas projetavam lucro de US$ 1, 28 por ação sobre receita de US$ 5 bilhões, segundo a Thomson Reuters. As ações caíram US$ 2,47, ou 3,7%, indo a US$ 64 na pré-abertura dos negócios.
A companhia de Dallas vem tentando ajustar seus preços e produtos para manter o público consumidor do seu papel higiênico Cottonelle, da fralda elástica Pull-Up, dos produtos para higiene feminina Kotex e Depends em meio à recessão. Ela enfrenta a concorrência de marcas próprias do varejo, que custam menos. Seus lucros também poderão ser prejudicados se ela oferecer um número grande demais de promoções, que induzem os clientes a comprar, mas enfraquecem os preços de venda.
Em mercados emergentes como os países da América Latina e da Ásia, no entanto, a empresa vem conseguindo elevar vendas e preços. O faturamento nas operações internacionais, que incluem as duas regiões e ainda Oriente Médio, leste europeu e África, cresceu 4% no trimestre.
Globalmente, os custos também têm sido um tema importante e aumentaram US$ 265 milhões de julho a setembro. A alta foi causada por insumos como resina de polímeros e derivados de petróleo. Para a companhia, esses altos custos não desaparecerão tão cedo.
A Kimberly-Clark reduziu a sua projeção de aumento de receita para este ano para 3%, o limite inferior da faixa de variação anteriormente projetada, de 3% a 5%. Segundo estimativas da companhia, considerando os resultados para os nove primeiros meses, seu volume de crescimento será menor devido à economia debilitada na América do Norte.
No trimestre, a receita de produtos para cuidados pessoais cresceu 2,4% no mundo e 4% na América do Norte. Mas os preços líquidos de venda caíram 1% devido às promoções. A companhia disse que os produtos para cuidados femininos e cuidados adultos registraram crescimento de dois dígitos.
A receita proveniente da divisão da companhia que vende para pessoas jurídicas caiu 3% no total, com queda de 3% no volume. Na América do Norte, a demanda foi debilitada novamente pela alta taxa de desemprego e de escritórios desocupados. Na Europa, a receita corporativa caiu 12%, incluindo um fator cambial de 8%. A receita gerada no exterior pode reverter em menos dólares, dependendo da taxa de câmbio.
A Kimberly-Clark espera agora que os lucros por ação variem de US$ 4,60 a US$ 4,70 neste ano, numa queda ante sua projeção de lucros anterior, de US$ 4,80 a US$ 5, divulgada em julho. No ano passado, a companhia registrou lucro de US$ 4,52 por ação. Analistas esperam que a companhia tenha lucro de US$ 4,83 neste ano, segundo a Thomson Reuters.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria