Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

26/10/2010 12:02 - Entre grandes empresas, 70% fizeram inovações no 2º tri

No segundo trimestre deste ano, sete em cada dez grandes empresas brasileiras, aproximadamente, fizeram inovações em seus produtos ou processos de produção. A mesma proporção manifestou intenção de continuar inovando no trimestre seguinte, segundo nova Sondagem de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

 

A pesquisa, respondida por cerca de 200 empresas - das quase 1,6 mil indústrias com mais de 500 empregados -, mostrou que, no segundo trimestre do ano, 71,5% fizeram algum tipo de inovação tecnológica, índice pouco inferior aos 74% que, na sondagem anterior, informaram a intenção de adotar inovações em suas fábricas, no período entre abril e junho.

 

Entre o primeiro e o segundo trimestres, cresceu o número de empresas que adotou inovações nos produtos (de 52,4% para 57%), mas caiu (de 55,2% para 50,8%) a quantidade das que introduziram novos processos produtivos.

 

Um dos principais responsáveis pelo aumento na inovação de produtos foi a ampliação da oferta de produtos das empresas; 35,8% delas informaram ter passado a fabricar até três produtos que, apesar de existentes no mercado, não constavam de sua linha de mercadorias. Chega a quase 8% o número das que introduziram mais de sete produtos novos. O percentual dos que não introduziram nenhum produto novo baixou de 51,4% no primeiro trimestre para 46% no segundo. Ficou constante, em torno de 18%, o percentual das firmas que acrescentaram à sua oferta produtos novos não existentes no mercado nacional.

 

A redução do número de processos novos introduzidos no mercado fez cair à metade (de 10,5% a 5,2%) a quantidade de grandes empresas que realizou, no segundo trimestre, inovações simultâneas, em processos e em produtos, para o mercado nacional. A maior parte das empresas que adere a inovações parece fazê-lo, porém, apenas para atualizar-se em relação ao mercado. O número de empresas que declarou a intenção de introduzir inovações ainda não existentes no mercado brasileiro até caiu no segundo trimestre, para menos de 23% - bem abaixo dos 29,5% que deram a mesma resposta na primeira sondagem.

 

Para os responsáveis pela sondagem, as variações registradas em relação aos três primeiros meses do ano foram "pouco significativas", na maior parte dos indicadores, o que já era esperado pelos técnicos. Alguns números, porém, apontam para uma melhoria no cenário de inovação. Enquanto no primeiro trimestre, por exemplo, 34% dos pesquisados haviam informado que os investimentos em inovação tinham aumentado em relação ao trimestre anterior, nesta sondagem o percentual subiu para 42%.

 

Iniciada neste ano, a pesquisa inda não permite avaliar quais mudanças refletem alterações no ânimo dos empresários e quais refletem fatores sazonais (férias, fim de ano etc). A manutenção de indicadores relativamente altos na intenção dos empresários em inovar é interpretada pela ABDI, porém, como bom sinal, de "movimento consistente" de inovação entre as grandes empresas. As pressões de custo e demanda dos clientes estão entre as principais pressões para inovar no trimestre. Outros fatores importantes, apontados por mais de 60% das empresas, são a busca de maior fatia de mercado e o crescimento da demanda interna.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>