Geral
22/10/2010 11:02 - Brahma pode dar adeus a camarote na Sapucaí
Ambev repensa a estratégia para o espaço no carnaval do Rio, criado há 20 anos e que se notabilizou pela presença de celebridades do País e do exterior
A passarela do samba no Rio de Janeiro pode dar adeus, no próximo carnaval, a um dos ícones da Marques de Sapucaí. "O Camarote da Brahma é único, até porque dispõe daquele espaço dentro da própria fábrica", explica Alexandre Loures, gerente de comunicação da Ambev, dona da marca. "Mas precisa mudar e, nos vários projetos que estão sendo aventados, só fará sentido mantê-lo se pudermos expandi-lo preservando a qualidade do que oferecemos até agora. Este pode ser o último ano do camarote", admite.
Nas próximas semanas, a Ambev deve anunciar o destino do camarote que, há 20 anos em cartaz, virou referência no segmento. Hoje, é prática copiada por outras indústrias de bebidas concorrentes da Ambev, além de bancos, seguradoras e empresas alimentícias, entre outros. O fato de ter se tornado um recurso comum é um dos motivos de estar sendo repensando pelos executivos de marketing da companhia. A visibilidade que gera na mídia talvez não seja mais tão atraente, embora, na companhia, ninguém comente diretamente as propostas em estudo.
Quando surgiu a ideia de se criar uma área para permitir que convidados, fornecedores e consumidores assistissem aos desfiles das escolas de samba do Rio, tudo regado a comida, bebida e celebridades, o camarote foi um achado. Era uma forma simpática de dar visibilidade à marca. Nos últimos anos, virou motivo de disputas ferrenhas pelos convites de acesso.
Visibilidade. O camarote da Brahma potencializou sua visibilidade trazendo figuras como a top model Gisele Bündchen, astros hollywoodianos, como Kevin Spacey e Matthew McConaughey, e jogadores de futebol, como Diego Maradona. Isso, sem falar no elenco das principais novelas. Ir ao camarote da Brahma passou a representar mais do que ver o espetáculo de cores e música ao vivo, mas também a oportunidade de ver e ser visto entre os vips do momento.
Mas, se nos primórdios da iniciativa, artistas e famosos de ocasião iam ao camarote de graça, com o tempo passaram a cobrar cachê para marcar presença e garantir publicação na mídia. A própria imprensa carnavalesca passou a cobrar parcerias pela "cobertura dos acontecimentos do camarote".
E há sempre boas histórias a registrar. Uma delas foi a recusa do ex-ator e atual o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, em vestir a camiseta da Brahma para entrar no camarote. Achou que tinha bala na agulha para impor sua vontade. Mas o então diretor da empresa, hoje presidindo a operação na China, Miguel Patrício, vetou a entrada. O ator-governador voltou para o hotel.
A Ambev informa que o camarote custa, em média, R$ 5 milhões por edição, porque conta com vários parceiros para diluir custos. A Volkswagen, por exemplo, já expôs carros no espaço. Ao todo, a contabilidade do evento registra mais de três páginas de notícias e oito horas de transmissão de TV, o que é considerado um ótimo retorno na companhia. Mesmo assim, os homens do marketing da Ambev acham que outras praças carnavalescas, como a Bahia, cresceram em relevância e merecem mais investimentos. Fora isso, o camarote virou um balcão de negócios de estratégia trabalhosa. É melhor mudar de tática.
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria