Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

13/10/2010 10:18 - Peso do pré-pago dobrará até 2020

O pagamento em dinheiro vivo ainda é o meio preferido por 55% dos consumidores brasileiros, que devem gastar R$ 2,2 trilhões em 2010. No entanto, essa hegemonia, tende a acabar na próxima década: segundo um estudo da consultoria Boanerges & Associados, de São Paulo, sua participação deverá reduzir-se a 38% em 2020.


Nesse caso, a liderança nos meios de pagamento passará a ser ocupada pelo cartão de crédito, que representará 43% dos R$ 3,7 trilhões destinados ao consumo no País naquele ano. Trata-se de um crescimento de 70% em relação à participação atual do cartão, que representa um quarto do total de transações. Da mesma forma, o uso do cheque bancário também continuará definhando, chegando a apenas 3% do volume total, a metade do registrado atualmente no Brasil.

 

Segundo o estudo da consultoria, o desempenho mais expressivo em termos relativos é o do chamado cartão pré-pago, que hoje responde por 4% do valor das transações, com R$ 89 bilhões. Daqui a dez anos, a fatia aumentará para 10%. Embora ainda fortemente dependente dos gastos com aparelhos celulares, a modalidade deverá ser alavancada pela popularização das demais formas de pré-pagos, prevê a consultoria. "Hoje, o celular pré-pago representa 37% dos gastos", diz Boanerges Ramos Freire, da Boanerges & Associados e presidente do capítulo brasileiro do Fórum Internacional de Pré-pagos (Prepaid International Forum, na denominação em inglês). "Daqui a dez anos, essa participação deverá ter caído para apenas 14%".

 

Entrada. Nessa época, segundo o estudo, os 86% restantes deverão ser canalizados para opções como os cartões viagem, de transportes, presentes, saúde e de remessa de valores, adquiridos pelos consumidores, além dos oferecidos pelas empresas (vale-transporte e alimentação, cartão de combustíveis e vale-cultura) ou pelo governo (Bolsa-Família e seguro-desemprego, entre outros).

 

"Além de facilitar o controle de gastos, o pré-pago é um instrumento de inclusão eletrônico-financeira", diz Ramos Freire. "É uma porta de entrada para outros serviços, como o próprio cartão de crédito." Para ele, as perspectivas de crescimento do pré-pago estão atraindo os grandes grupos do setor e do varejo. Nomes como Visa, Mastercard, Ticket, VR, Banco PanAmericano e Carrefour já integram o Fórum Internacional de Pré-pagos.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>