Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/10/2010 11:27 - Vendas de ração para "pets" deve crescer 7%

Impulsionados pelo ganho de poder aquisitivo da população, vários setores da indústria de bens de consumo não duráveis tiveram alta de vendas expressiva no ano passado. A cervejarias, por exemplo, venderam 5,9% mais em volume que em 2008, segundo a Nielsen. Os fabricantes de cereal em barra comercializaram 17% mais. As vendas de molho de tomates subiram 13% e a de vegetais congelados, 19%. O mercado de ração para animais de estimação, porém, não responde a esse impulso. Nos últimos três anos, as vendas estacionaram na casa do 1,7 bilhão de toneladas de ração, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet). Por quê?

 

"Não basta só o consumidor ter dinheiro no bolso para que o mercado 'pet' cresça", diz Fernando Rodrigues, gerente negócios da unidade de cuidados para animais de estimação da Mars, que fabrica as marcas pedigree, para cães, e Whiskas, para gatos. "As vendas de rações são mais diretamente relacionadas ao nível de informação do dono do animal do que com o seu poder aquisitivo", afirma o executivo. É por isso, segundo ele, que a marca Pedigree, que é lider do mercado com 22% das vendas, tem um percentual maior no Nordeste do país. "Naquela região, predomina a população de classes C e D, mas nossa participação de mercado ali fica na casa dos 30%", diz ele.

 

Este ano, entretanto, a maré deve melhorar para os fabricantes . A previsão da Anfalpet é de que o mercado cresça 7% em volume, graças ao esforço de marketing e de treinamento das empresas. "Vendemos os produtos da Royal Canin apenas em 'pet shops' porque em supermercados seria impossível oferecer as indicações e as informações dos produtos", diz o presidente da Royal Canin do Brasil, Bernard Pouloux. "Todos os nossos vendedores são treinados e também oferecemos treinamento para os veterinários e representantes dos nossos 15 mil pontos de vendas oficiais em todo país", diz.

 

A Royal Canin foi a pioneira no mundo na criação das rações super premium, que têm mais nutrientes e são mais específicas que as tradicionais. Há, por exemplo, rações para determinadas raças, como o pequeno shih-tzu. As vendas da empresa, conforme Pouloux, devem crescer acima da média do mercado, uma vez que o segmento de rações premium e super premium têm registrado crescimento mais acelerado. "Não há números de mercado sobre isso, mas com certeza o crescimento é mais acelerado", diz Pouloux.

 

No Brasil, segundo ele, 60% dos donos de animais ainda alimentam seus 'pets' com restos de comida. A indústria não tem conseguido aumentar significativamente a fatia dos que usam apenas rações industrializadas, mas tem tido êxito na sofisticação do mercado. "Dentre os que já compravam rações, há mais gente adquirindo as premium e super premium", diz o presidente.

 

É por conta desse aquecimento nesse nicho que a Pedigree está lançando sua primeira ração super premium - com carne de cordeiro. "Em 1993, o mercado tinha 16 fabricantes. Agora são mais de 150. É impossível crescer se não tivermos produtos diferentes da maioria", diz Fernando Rodrigues.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>