Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/10/2010 11:42 - Consumidor receptivo facilita diversificação

Alimentos: Indústria aumenta portfólio para ter maior rentabilidade e mais peso na negociação com o varejo

 

Claudia Bonan diz que o brasileiro gastou R$ 290 milhões em gelatina em 2009: "A Fleischmann não poderia ficar de fora"É comum o consumidor entrar no supermercado e sair de lá com mais produtos do que pretendia comprar. Nos últimos dois anos, pode-se dizer que isso tem acontecido - de certa forma - também com as empresas de alimentos. Elas não têm mais um produto só nas prateleiras dos supermercados. A ordem é diversificar.

 

Quem fabricava só óleo de soja, hoje vende azeitonas, azeites, massas e molho de tomate. A indústria que se concentrava apenas em massas, hoje vende biscoitos e queijo ralado.

 

Há um fator que tem estimulado as empresas a aumentar portfólio: o consumidor está receptivo e tem mais poder aquisitivo para comprar novidades.

 

"A indústria de alimentos tem buscado oportunidades em mercados que estão em crescimento", diz Eugênio Foganholo, sócio da Mixxer Consultoria, especializada em varejo.

 

Para a indústria de alimentos, a diversificação aumenta a rentabilidade da empresa. "Uma companhia que fabrica cinco produtos, pode, com os mesmos custos fixos, fabricar dez", exemplifica Foganholo. "Os custos não sobem na mesma proporção", acrescenta.

 

"Não teríamos o tamanho que temos hoje se continuássemos com um produto só", diz Marcelo Cereser, diretor da Vinagres Castelo, que por conta da diversificação mudou até a razão social da empresa para Castelo Alimentos.

 

Com sede em Jundiaí, no interior de São Paulo, a Castelo que vendia apenas vinagres hoje tem um leque de produtos que vai de molhos para salada a temperos em pó, incluindo azeites e vinagre balsâmico.

 

Os temperos, molhos e conservas representam atualmente 8% do faturamento da Castelo e até o final de 2010 a expectativa é chegar a 12%. A Castelo espera vender 8% mais esse ano, chegando a R$ 53,7 milhões.

 

A tradicional fabricante de fermentos Fleischmann, que em 2008 começou a atuar no segmento de sobremesas, lançou na semana sua linha de gelatinas - produto que responde por cerca de 90% da categoria sobremesas.

 

"A marca Fleischmann busca atuar em categorias que têm sinergia com a identidade da marca", diz Clauda Bonan, gerente de marketing da AB Brasil, que controla a Fleischmann.

 

"O consumidor brasileiro gastou no ano passado R$ 290 milhões na compra de 329 milhões de caixinhas de gelatina, ou seja, é um mercado bastante promissor que a Fleischmann não poderia ficar de fora", completa a executiva. A expectativa da empresa é atingir entre 3% a 5% do mercado da guloseima em um ano.

 

Se a empresa já é dona de uma marca forte, como é o caso do açúcar União, a expansão da linha para outros produtos ganha uma vantagem adicional.

 

"Um produto acaba alavancando a venda de outros", diz Foganholo. É por isso que a Cosan Alimentos, controladora das marcas União e Da Barra, tem planos de entrar em outras categorias do setor de alimentos. A companhia não dá detalhes, mas diz que fará aquisições.

 

Outra razão que tem levado empresas a aumentar o portfólio é a relação com o varejo. "Quanto mais produtos a indústria puder oferecer, mais poder de negociação ela tem com o supermercadista na hora de estipular descontos, promoções e até a localização na gôndola", diz Foganholo.

 

 
Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>