Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

27/09/2010 12:01 - Novos hábitos levam à mudança

As redes supermercadistas que focarem a operação apenas na venda de produtos estão fadadas a desaparecer nos próximos anos. A inserção da mulher no mercado de trabalho e a pressão por tempo nas grandes cidades motivam as companhias a investirem na conveniência para atender o consumidor.

 

Desde lojas pequenas a hipermercados estão modificando seus espaços para se adequar à nova realidade de consumo, passando a oferecer principalmente serviços como pratos prontos ou semi-prontos. Certos estabelecimentos têm, inclusive, refeições e lanches rápidos para os clientes.

 

O sócio sênior da consultoria de varejo e marketing GS&MD - Gouvêa de Souza, Luiz Goes, afirma que a tendência de modernizar os pontos de venda para oferta de serviços que agregam valor à operação vem do Exterior. "Isso implica em espaços menores para itens como alimentos, higiene pessoal e limpeza doméstica."

 

Goes lembra que há alguns anos não víamos tantas pessoas abastecendo frequentemente as gôndolas dos estabelecimentos, até porque o sortimento de produtos também cresceu. A área de cuidados pessoais, que era pequena, hoje ocupa um corredor inteiro.

 

"Muitas lojas pequenas e médias que não tinham seções como açougue, padaria e rotisseria. Estes espaços garantem praticidade aos clientes", acrescenta o sócio sênior da GS&MD. Atentas aos novos hábitos de consumo, algumas redes têm alternativas ao trivial arroz, feijão e maionese, incluindo no cardápio comida japonesa, pizzas e outros pratos mais elaborados.

 

O número de novos grandes supermercados, característicos da época da hiperinflação, quando as famílias faziam compras em grandes volumes com medo dos preços mudarem de um dia para o outro está diminuindo.

 

A estabilidade econômica somada em especial à falta de tempo e a comodidade de ir à loja mais perto de casa despertou nas redes a necessidade de apostar em lojas de vizinhança. O Grupo Pão de Açúcar investe na expansão do Extra Fácil, que ocupa menor espaço e está mais próximo dos clientes. Assim como o Carrefour com a franquia Dia e o Walmart com o TodoDia. O Grupo Pão de Açúcar está reduzindo também o tamanho da lojas Extra, dividindo o espaço com a marca Assai.

 

O especialista em varejo analisa que a categoria de bens duráveis com eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática estão ganhando espaço nos super e hipermercados. "As empresas vão se especializando no que são mais fortes em vendas."

 

Produtividade - Levantamento da publicação especializada Supermercado Moderno aponta que nos últimos dois anos, enquanto o número de lojas menores, que incluem o modelo de vizinhança e o atacarejo (formato que mistura o atacado com o varejo), cresceu, as vendas nos hiper e super avançaram lentamente ou até diminuíram. A área de vendas das lojas de vizinhança é 46% menor que a dos supermercados.

 


Veículo: Diário do Grande ABC

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>