Geral
24/09/2010 12:05 - Praticidade tira cliente da fila dos hipermercados
Lojas de bairro "roubam a cena".
As grandes redes de supermercados, caracterizadas pela ampla oferta de produtos, deverão passar por transformações em breve. Um levantamento feito pela empresa de consultoria Nielsen revelou que esse formato está perdendo força em tempos de consumo acelerado. De janeiro a junho, o segmento no país registrou queda de 7% no volume de vendas na comparação com igual intervalo de 2009. Já em relação ao faturamento dessas empresas, o recuo foi de 9%.
Na contramão do setor estão os supermercados de bairro que, pela praticidade, têm atraído cada vez mais clientes. O mesmo estudo indica que esses estabelecimentos atingiram crescimento nas vendas de quase 10% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2009.
Para o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, esse movimento condiz com a realidade atual do brasileiro. "Os estabelecimentos de bairro oferecem características muito valorizadas hoje em dia, como a comodidade", disse. "Além da falta de tempo, os preços dos grandes e pequenos não têm tanta diferença como na época de grande inflação", contextualizou. Sem distinguir o tamanho das lojas, a Amis prevê expansão do setor em 7% para este ano em relação a 2009 e faturamento de R$ 13 bilhões.
Há 49 anos no mercado, a panificadora Romanina, hoje com duas unidades em Belo Horizonte, ganhou status de pequeno supermercado. A loja maior, localizada no Prado, na região Oeste da Capital, tem 800 metros quadrados, oferece 14 mil itens e recebe, diariamente, cerca de 3 mil clientes.
"As pessoas nos procuram por estarmos mais perto delas", disse Reinaldo Manoel, diretor da empresa, que além da loja no Prado possui uma filial no bairro Castelo, na região da Pampulha. "Acabou aquela época em que as donas de casa podiam pegar o carrinho e ficar andando horas pelos enormes corredores dos hipermercados", acrescentou.
Segundo ele, outra mudança no comportamento do consumidor é que, hoje, as pessoas preferem visitar várias vezes o supermercado durante o mês, ao invés de fazer uma compra maior. "Eles visitam mais vezes o estabelecimento", disse. Neste caso, Manoel chama a atenção para outro diferencial dos supermercados de bairro: o atendimento. "Aqui os nossos clientes são quase todos conhecidos pelo nome."
Preço - O diretor da panificadora Romanina concorda com o comparativo de preços envolvendo pequenos e grandes estabelecimentos feito por Rodrigues, da Amis. "Os nossos custos envolvendo funcionários e operações são muito menores, então conseguimos garantir boas ofertas", acrescentou. A empresa emprega atualmente 167 pessoas.
Oferecer preços competitivos foi o que levou o proprietário do Supermercado Prado, na região Oeste, Gilson Lopes, a se filiar à Rede Perto de Supermercados, que abrange outras 40 empresas. "Com a central de compras, temos acesso a um mix maior de produtos, além de garantir bons preços devido ao grande volume negociado", explicou. Para 2010, o Prado prevê faturar R$ 6,3 milhões, 6% a mais do que em 2009.
Conforme o superintendente da Amis, a tática adotada por Lopes tem se disseminado no Estado. Atualmente, já existem em Minas Gerais aproximadamente 60 centrais de compras, sendo 45 delas filiadas à associação.
Natal - A Rede Perto já está, inclusive, se organizando para as compras de fim de ano, adiantou Lopes. No Supermercado Prado, é esperado que em dezembro as vendas sejam 20% superiores às do mês anterior. Já em relação ao último Natal, é prevista a mesma expansão esperada para 2010: 6%.
As outras lojas consultadas também estão otimistas. No Supermercado Vip, no bairro São Salvador, região Noroeste da cidade, o gerente-geral, Warley Martins, comentou que o estoque da empresa deve dobrar para atender à demanda do Natal.
Conforme ele, apesar da previsão de incremento nas vendas ser de 25%, parte da mercadoria deve ser estocada para os meses seguintes. "Assim conseguimos praticar preços melhores. Além disso, janeiro é um mês difícil para a indústria e, dessa forma, garantimos boas mercadorias", enfatizou.
Já na Romanina, o diretor espera um crescimento tímido no fim do ano. Segundo Manoel, o volume de vendas deve ser 5% maior em dezembro, impulsionado, principalmente, pela comercialização de vinhos e panetones de fabricação própria.
Destaque - Conforme o superintendente da Amis, o maior destaque dos supermercados de bairro pode ser explicado, também, pela maior oferta de serviços. " visível que, qualquer novo serviço, acarreta em um crescimento substancial, já que o faturamento dos pequenos é baixo", disse. "Já nos hipermercados, ocorre o contrário. Para haver um incremento de 2% é preciso um esforço enorme", comparou.
Os argumentos de Rodrigues podem explicar o bom desempenho da Romanina. A padaria-supermercado se diversificou ao longo de sua história e, hoje, oferece, inclusive, produtos de açougue. Para 2010, a empresa espera expansão de 8% em relação a 2009.
O Supermercado Vip também optou em investir na oferta de serviços para conquistar mais clientes. Entre eles, está a entrega das compras gratuitamente. Além disso, Martins disse que a empresa já está testando, em cinco bairros, as vendas pela internet que, em breve, devem ser estendidas para outras regiões.
Os números da Amis indicam que o setor supermercadista, de fato, está optando por melhorias. Neste ano o segmento deve investir R$ 200 milhões.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria