Geral
21/09/2010 11:58 - Drogaria São Paulo investe mais de um milhão de reais em treinamentos para a equipe
Treinar, capacitar, aperfeiçoar e reciclar. Essas são as quatro vertentes que regem o Departamento de Treinamento e Desenvolvimento da Drogaria São Paulo, rede com mais de 250 lojas. A empresa, que emprega mais de 7.500 funcionários, mantém uma programação fixa de cursos, além de outros inseridos de acordo com as necessidades que são percebidas pelas lideranças.
“Entendemos que o treinamento é necessário e vital para a manutenção do desenvolvimento do funcionário. O retorno tem se mostrado eficaz, melhorando os processos do atendimento ao cliente, o relacionamento interpessoal e a motivação das equipes”, explica a gerente de Treinamentos, Lana Cebel.
A área, que está ligada aos Recursos Humanos, só em 2009, somou 100.468 horas de treinamentos realizados e investiu mais de um milhão de reais. A projeção para 2010 é que o número de horas/aula chegue a 190.000, um aumento de quase 50% em relação o ano anterior, o que deve demandar ainda mais investimento por parte da Rede.
Hoje, a Drogaria São Paulo realiza uma média de 30 tipos de cursos diferentes por mês, sendo que a maioria acontece em sede própria, no Centro de Treinamento Dr. Ronaldo de Carvalho, inaugurado em 2009. “O espaço reproduz o ambiente de loja, trazendo mais realidade ao curso”, explica Lana. “Em São Paulo os treinamentos ocorrem continuamente de segunda à quinta, já em outras cidades ocorrem mensalmente. A integração acontece duas vezes por semana, aplicação de injetáveis, reciclagem e biossegurança, mensalmente”, completa.
Departamento de Treinamento e Desenvolvimento- Para atender a demanda dos mais de 7.500 funcionários que se dividem entre lojas, matriz e centros de distribuição, a Drogaria São Paulo criou o Departamento de Treinamento e Desenvolvimento, em janeiro de 2010. A equipe é formada por 13 profissionais, quatro alocados na matriz e mais nove no Centro de Treinamento.
Com a constante expansão e aquisição da rede Drogão, a empresa pretende chegar ao número de 360 lojas até o final de 2010 e com isso é provável que a equipe cresça, assim como os espaços para os encontros. “Temos salas próprias para os trabalhos desenvolvidos no Centro de Treinamento em São Paulo e em outras cidades, um auditório na matriz e estamos providenciando uma nova área para a Integração, mas ainda é pouco. Devido à grande demanda, muitos encontros são realizados em espaços próximos à matriz ou no sítio do Grêmio. Com a chegada do Drogão devemos chegar a uma equipe de 9.000 funcionários e mais do que nunca, com certeza, precisaremos de mais espaço”, afirma.
Resultados - A aceitação é mensurada através de uma avaliação de reação tabulada que apresenta parâmetros de aprimoramento, assim como mostra o resultado positivo. Além disso, as lideranças da empresa também dão retorno sobre o desempenho das equipes que são comprovadas no crescimento contínuo da Rede.
“Os funcionários também nos retornam de forma espontânea fazendo elogios. Nossos treinamentos são específicos para cada área e procuramos fugir da mesmice do palestrante e convidados, o que também colabora para aumentar a participação da equipe. Sempre que possível inserimos treinamentos vivenciais, através de jogos ou teatro, por exemplo. O treinamento agrega ao funcionário conhecimento, experiência, vivência, sentido de valorização, subsídio para processos de reflexão e amadurecimento”, finaliza.
Drogaria São Paulo - Com 67 anos de atuação, a Drogaria São Paulo é pioneira na implantação de farmácias 24 horas e hoje atende cerca de 5 milhões de pessoas por mês. Com a aquisição da rede Drogão em junho de 2010, assumiu a liderança do mercado farmacêutico do país com 356 unidades, distribuídas por cerca de 60 municípios e espera encerrar o ano de 2010 com 360 lojas. A rede está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Bahia.
Veículo: Revista Fator Brasil
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

