Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

17/09/2010 12:16 - Opção pela classe C faz Ricoy prever vendas de R$ 1,4 bilhão

Uma das redes mais assediadas entre os supermercados do País, o grupo Ricoy, cujo foco é nas vendas às classes C e D e E, almeja faturar neste ano R$ 1,4 bilhão, cerca de 75% a mais do que no ano passado. Atualmente a rede possui 80 lojas, das quais 55 estão em São Paulo, Grande São Paulo e litoral, e 25, no interior do estado.

 

Segundo o presidente da rede, Paulo Tadau, com os olhos voltados para a classe emergente desde sua concepção, no ano passado a rede concretizou o plano de expansão no interior de São Paulo, após dar início à aquisição, em maio de 2009, de 12 lojas da rede Gimenes, que entrou com pedido de recuperação judicial. Posteriormente ao acordo jurídico, a rede comprou outras três unidades do Gimenes que estavam fechadas e fora de operação antes do pedido de recuperação judicial: a de Barretos, a de Franca e a do bairro Campos Elíseos (Av. Costa e Silva), em Ribeirão Preto.

 

Mais duas unidades foram adquiridas da Rede Pedigoni, na cidade de Franca. Antes destas aquisições, a Ricoy marcava presença no interior com seis lojas em Itapetininga (com a bandeira Pão de Mel) e duas em Itu. Tadau explicou que isso aconteceu devido à procura por lojas de preço e produtos diferenciados ter aumentado. "De três anos para cá as classes C, D e E têm ido até o supermercado comprar as principais marcas", enfatizou ele.

 

Apesar dos bons resultados obtidos até o momento, o presidente afirma não ter interesse em abertura de capital. "Está tudo bem do jeito que está. Não preciso disso no momento", disse o porta-voz da rede, que hoje cresce por meio de recursos próprios e que começou o negócio com sua primeira loja em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, há mais de 30 anos.

 

Quando lhe foi perguntado o valor do tíquete médio, ele preferiu não divulgá-lo.

 

Como o setor supermercadista tem um dos melhores desempenhos no varejo, não é de estranhar que o Ricoy, que tem inclusive Sussumu Honda como um dos sócios - ele é presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) - , seja assediado pela concorrência. Quanto a isso o presidente da Ricoy foi categórico: "Sempre tem alguém especulando. Se pagar o que eu pedir pode levar embora", explicou.

 

O executivo acompanha o mercado, e analisa índices inclusive como o do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que mede o movimento das vendas a prazo. Ontem, a entidade apontou que o segmento registrou alta de 10,6 % na primeira quinzena de setembro, na comparação com dados registrados em igual período de 2009.

 

De acordo com a Abras, em julho o segmento teve um aumento de vendas de 3,47% se comparado aos dados do mesmo mês do ano passado. " Continuamos a apresentar um forte aumento nas vendas em volume", disse Sussumu Honda.

 

História

 

A rede Ricoy foi fundada em 1994, por meio de uma joint venture (associação) entre as redes Riviera e Yokoi, que estavam no mercado desde a década de 1970. A partir de então foram criadas outras lojas da bandeira Ricoy, que nos anos seguintes passou a administrar as bandeiras Economax, A Mais, Pão de Mel e Peri. Das 80 lojas, 62 são Ricoy, duas são Riviera, quatro são A Mais, uma é Economax, e cinco são Pão de Mel.

 

Como a briga no varejo é forte, hoje a ideia é buscar atender melhor a classe em ascensão, e a Ricoy há um ano e meio fez um acordo com o banco Itaú para dar vantagens de até 40 dias para pagamento das compras sem juros, desconto em até 100 produtos e direito a quatro cartões adicionais gratuitos.

 

Gigantes

 

No varejo brasileiro, o vice-líder do setor, Carrefour, atrás apenas do Grupo Pão de Açúcar, admite seu foco na classe emergente, além de crescimento de forma orgânica, mas não descarta sair às compras de outras redes, e a Ricoy pode estar na mira. "Temos recursos disponíveis para fazer compras que estejam alinhadas aos nossos interesses", comentou o diretor executivo mundial do Carrefour, Lars Olofsson, recentemente.

 

No exterior, o Carrefour anunciou ontem que planeja investir cerca de 1,5 bilhão de euros na reformulação do modelo de hipermercado. O grupo francês luta para reverter anos de fraco desempenho na Europa Ocidental - dona de 60% das vendas globais da companhia, que está se desfazendo de algumas operações externas.

 

Com o foco em vendas para as classes C e D e E, o grupo Ricoy prevê faturar neste ano R$ 1,4 bilhão, cerca de 75% a mais do que no ano passado. Atualmente a rede possui 80 lojas em São Paulo.

 

No ano passado a rede concretizou o plano de expansão no interior de São Paulo, depois de dar início à aquisição, em maio de 2009, de 12 lojas da rede Gimenes, que havia entrado com pedido de recuperação judicial. Depois do acordo jurídico, a rede comprou outras três unidades do Gimenes que estavam fechadas e fora de operação antes do pedido de recuperação judicial: a de Barretos, a de Franca e também em Ribeirão Preto.

 

O foco nas classes que entraram fortemente na base do consumo da Ricoy tem atraído propostas de interessados na compra da rede. "Sempre tem alguém especulando. Se alguém pagar o que eu pedir, pode levar embora", disse Paulo Tadao, presidente da empresa. Entre os gigantes do varejo brasileiro, o vice-líder Carrefour admite estender seu foco na classe emergente, além de planejar crescimento de forma orgânica, mas não descarta sair às compras de outras redes. No exterior, o Carrefour anunciou ontem que planeja investir cerca de 1,5 bilhão de euros na reformulação do modelo de hipermercados.

 

Veículo: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>