Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

17/09/2010 10:54 - Sucesso não garante expansão das lojas grátis

Sample Central e Clube da Amostra Grátis batem metas de associados, mas precisam diversificar serviços para crescer

 

Há pouco mais de três meses, a cidade de São Paulo ganhou a primeira loja grátis do país, o Clube Amostra Grátis. Em seguida, foi aberta a Sample Central, subsidiária da rede de franquias australiana de mesmo nome.Emambos os negócios, os clientes são a indústria, que dão seus produtos em troca da opinião dos consumidores sobre eles. E o consumidor gostou da proposta — tanto que a meta anual das duas lojas para clientes cadastrados foi cumprida em um quarto do tempo. Mas há um obstáculo à frente. Sample Central e Clube da Amostra Grátis terão de buscar diferentes públicos e mercados, além de novos serviços, para conseguir crescer.

 

“Nossa meta era chegar a 20 mil cadastrados em12meses. Ultrapassamos esse número com pouco mais de três meses”, diz João Pedro Borges, sócio da Sample Central, que investiu R$ 4 milhões para trazer amarca ao país. A loja chegou a 45 mil cadastrados, ou seja, que pagaram R$ 15 para se filiar e ter direito demarcar data para retirar sua cota mensal de produtos grátis. O problema é que o excesso de demanda lotou a agenda, e só há horário disponível para o fim de outubro.

 

Por conta disso, a empresa está fazendo dois movimentos: estudando novos mercados de consumo para abrir unidades e ampliando sua atuação para a avaliaçãode serviços.“Quando o cliente fizer uma viagem aérea, usar um banco ou fizer compras em uma varejista, poderá dar sua opinião sobre o serviço emnosso site”, diz Borges. Em troca, acumula pontos para trocar por produtos da loja.

 

A Sample Central tem hoje cerca de 50 empresas clientes, que oferecem uma média de 100 tipos de produtos por quinzena. “Cada indústria manda, em média, 400 itens de cada produto”, afirma Borges, ressaltando que 94% dos consumidores respondemaos questionários de avaliação disponíveis no site.

 

Para selecionar melhor esses avaliadores, a loja vai aumentar, a partir de outubro, a taxa de filiação para R$ 25. E templanos de abrir unidades em outras capitais, para oferecer às indústrias uma visão de diferentes mercados. “Estamos conversando com a indústria para identificar quais praças são prioridade”, afirma.

 

Limitações

 

O Clube Amostra Grátis conta hoje com 15 mil cadastrados. E, segundo Luiz Gaeta, sócio da empresa, a demanda da indústria dá conta, por enquanto, de apenas uma loja de cada rede por praça. “Temos cerca de 500 empresas parceiras e uma oferta de 1,2 milhão de itens por ano, capaz de atender até 20mil clientes por loja”, afirma Gaeta. Como a empresa está perto deste número de associados estuda outras opções de expansão, como a oferta de pesquisa em outros mercados ou com outros públicos. No Clube Amostra Grátis, o cliente paga R$ 50 pela filiação, comdireito a retirar até cinco produtos por mês.

 

Gaeta afirma que a taxa de retorno às pesquisas sobre os produtos é de 91%ematé 30 dias. O questionário também fica disponível on-line. Apesar do pouco tempo de operação, o empresário garante que os resultados são mais rápidos do que o de uma pesquisa de opinião convencional. “Não há pressão para resposta do cliente em falar bem ou mal do produto”, diz. “Já recebemos mais de 300 e-mails de pessoas interessadas em adquirir um determinado produto. Em outro caso, identificamos que o cliente pagariamais para adquirir amercadoria, que teve seu preço de lançamento corrigido em 30%.” Sadia, Colgate e Ambev estão entre as indústrias que fecharam acordo coma loja.

 

Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>