Geral
16/09/2010 11:18 - CEO da Tesco diz que o rival Carrefour errou ao entrar em muitos mercados
O CEO da varejista britânica Tesco, Terry Leahy, disse ontem que a política de expansão internacional do rival francesa Carrefour em muitos países é um "erro". "Nós resistimos à tentação de correr para todos os lugares", disse Leahy ontem em Londres, em uma conferência sobre mercados emergentes promovida pela revista "The Economist".
O Carrefour "cometeu um erro ao entrar em muitos mercados", disse. "Nos concentramos em uma dúzia. Isso nos permitiu injetar capital de forma intensiva e buscar a primeira ou a segunda posição, ganhando escala nesses países."
Atualmente, o Carrefour opera em 34 países, comparado aos 14 da Tesco. A rede de hipermercados francesa está procurando ofertas por suas operações em Cingapura, Malária e Tailândia, segundo informaram à Bloomberg em julho pessoas a par do assunto. A Tesco e o grupo francês Casino estão na lista de potenciais compradores, segundo disseram na semana passada fontes a par da situação.
Leahy, que será substituído por Philip Clarke em março, disse que o foco da Tesco no mercado doméstico e sua flexibilidade com formatos e serviços "se mostraram uma grande vantagem". A companhia disse ontem que leva cerca de dez anos para formar uma rede de lojas e outros dez anos para construir a marca. "Você precisa ser primeiro o melhor operador local e isso significa que você precisa conhecer os hábitos do consumidor?", disse Leahy.
Sob o comando do executivo-chefe Lars Olofsson, o Carrefour está mudando seu foco para mercados onde a companhia pode ter uma posição de liderança, como a China e o Brasil. O Carrefour foi o primeiro grupo varejista internacional a entrar na Ásia, em 1989. O grupo não retornou ontem os pedidos de entrevista da Bloomberg para comentar o assunto.
Philip Clarke, que assumirá o comando da Tesco em março, disse ontem que espera que a operação na China se torne rentável em sua gestão. A rede prevê investimentos de 2 bilhões de libras (US$ 3,1 bilhões) no país.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria