Geral
16/09/2010 10:21 - Casas Bahia cancela realização de megalojas
Inesperadamente, a Casas Bahia anunciou ontem o cancelamento das edições da Super Casas Bahia, que aconteceriam simultaneamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Apenas em 2008, os megaeventos sazonais de fim de ano foi responsável por faturamento de R$ 133 milhões.
A varejista justifica que esta foi uma "decisão estratégia devido ao processo de integração da fusão com o Ponto Frio e o Grupo Pão de Açúcar". De acordo com a Casas Bahia, o evento leva de quatro a seis meses para ser organizados, envolvendo diversos departamentos da empresa que estão debruçados no desenvolvimento de estratégias da Nova Casas Bahia.
Fontes do mercado ouvidas pela equipe do Diário apontam que o cancelamento da edição também pode ser atribuído aos quatro meses que as redes passaram revendo pontos em aberto na associação. "Não daria tempo para organizar um evento daquele porte em tão pouco tempo. A Super Casas Bahia ficou em segundo plano diante do que estava acontecendo."
Essa seria a oitava edição em São Paulo e terceira no Rio de Janeiro. O faturamento do evento na Capital paulista em 2008 foi de R$ 83 milhões, enquanto a carioca arrecadou R$ 50 milhões.
"Não temos equipe de TI (Tecnologia da Informação) para viabilizar a Super Casas Bahia. As pessoas estão fazendo a integração da operação com o Ponto Frio. Antes tínhamos pouco mais de 500 lojas, agora somos uma rede com mais de 1.000 unidades", diz a varejista. A empresa afirma que o cancelamento das duas lojas sazonais não deve impactar a expectativa de faturamento de R$ 18 bilhões para este ano.
IMPACTO
O diretor da consultoria de varejo Mixxer Desenvolvimento, Eugenio Foganholo, acha estranho a rede abdicar de um evento que trazem tantos fatores positivos para sua marca. "Era um momento especial para reforçar os relacionamentos com os fornecedores e os clientes", aponta o especialista.
Foganholo complementa que a Super Casas Bahia era a diversão do fim de semana para milhares de famílias, especialmente as das classes C, D e E, principais alvos da maior varejista de eletroeletrônicos do País.
CONTEXTO
Foi justamente na abertura do megaevento do ano passado, em 4 de dezembro, no Anhembi, em São Paulo, que o presidente da Casas Bahia anunciou a associação com o grupo do empresário Abilio Diniz.
Segundo a companhia, a suspensão da edição 2010 não significa que a Super Casas Bahia será cancelada definitivamente. "No ano que vem, poderemos adotar outro formato, variando a estratégia."
Veículo: Diario do Grande ABC

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria