Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

01/09/2010 11:17 - Tempero mais salgado

Preço da cesta do DIÁRIO subiu 2,42% em agosto puxado pela alta do sal e do alho. Já a cebola caiu

 

Reduzir o tempero pode ser bom para a saúde e também para o bolso. Pesquisa Cesta Básica do DIÁRIO realizada mensalmente em 25 supermercados das cinco regiões de São Paulo aponta que os preços subiram 2,42% de julho para agosto, para R$ 146,55. No mês anterior, o custo era R$ 143. Os itens que puxaram a alta foram os temperos. Entre os vilões, está o quilo do sal (alta de 33,5%), que subiu pela primeira vez desde o início da pesquisa, em março. O alho também teve alta expressiva, de  13,42%.

 

A cebola, por sua vez, está no papel de mocinha e garante pratos saborosos sem gastar mais no mês. Seu preço caiu em grande parte dos supermercados visitados. No Compre Bem da Zona Leste, por exemplo, a queda chega  a 44,2% e o quilo sai por R$ 1,98.

 

SAFRA DA CEBOLA/ De acordo com Flávio Godas, economista da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o preço da cebola caiu por conta da grande oferta do produto pelos produtores nacionais e estrangeiros. "Estamos na safra da cebola e ela está vindo com muita qualidade para os supermercados. O valor deve permanecer o mesmo em setembro e aumentar aos poucos até outubro", diz.

 

Já no caso do alho, o especialista explica  que o produto já estava com um valor acima do normal nos últimos dois meses e está crescendo cada vez mais por conta baixa oferta no país. "Importamos o alho da Argentina e eles estão com falta lá. Isso provoca a falta do tempero e a alta do preço, uma vez que o Brasil não produz a quantidade suficiente para a demanda."

 

A pesquisa Cesta Básica do DIÁRIO é realizada nos últimos dias do mês e divulgada no primeiro dia útil do mês seguinte. São pesquisados os mesmos supermercados da capital, cinco de cada região (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro).

 

Alta no consumo de  produtos fez o carrinho encarecer

 

Além do alho e do sal, outros produtos foram responsáveis pela alta da cesta básica durante o mês de agosto. Com o inverno e fim das férias, houve o aumento do consumo e, consequentemente, do preço dos produtos. Nos 25 supermercados visitados pelo DIÁRIO, quase todos os itens tiveram um aumento aparentemente irrisório, mas que, em conjunto,  elevou o valor total das compras.

 

O biscoito Maisena, por exemplo, está custando até R$ 2,05. No mês passado, o valor do mesmo produto não passou de R$ 1,95.  Outro item que sofreu uma elevação foi o sabão em pedra, bastante usado pelas donas de casa e empregadas domésticas. O produto de limpeza com quatro unidades, que custava cerca de R$ 3,98 no mês passado, agora está sendo vendido por  até R$ 5,98 nos supermercados. Em quatro estabelecimentos, o valor do detergente líquido subiu um pouco, passando de R$ 0,98 para  R$ 1,06, em média.

 

Como na pesquisa anterior, o valor do papel higiênico com quatro unidades continua  variando mais de 50% nos supermercados, sendo que não há  nenhuma diferença entre os produtos.

 

De acordo com  João Galassi, novo presidente da  Associação Paulista de Supermercados (Apas),  a diferença do valor dos produtos nos supermercados se dá, em maioria, por conta do perfil do estabelecimento. "Cada local tem seu público alvo e investe em uma estrutura adequada para seus clientes. Por esse motivo, o valor dos produtos pode variar de mercado para mercado", explica o presidente, que tomou posso ontem à noite.

 

Veículo: Diário de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>