Geral
01/09/2010 11:07 - Sob nova direção, Carrefour altera tática
Primeira campanha aprovada por Luiz Fazzio, novo presidente da rede, quer fortalecer marca em vez de promover vendas
A campanha de marketing de aniversário de 35 anos do Carrefour começa hoje e reflete algumas das mudanças que a varejista francesa pretende promover no país. Serão investidos R$ 20 milhões em anúncios de jornal, rádio e televisão para fortalecer sua marca. No ano passado, o mesmo valor foi aplicado na distribuição de prêmios e promoção das vendas entre os consumidores.
O novo foco é resultado da presença de Luiz Fazzio na presidência da operação brasileira. Ele assumiu o cargo exatamente há ummês (1º de agosto), no lugar de Jean-Marc Pueyo, e com uma missão bastante complicada, pois neste momento o Carrefour depende de mercados emergentes, como o Brasil, para compensar as perdas contínuas emsuas lojas da Europa.
Propaganda retrô
Para atrair a atenção do consumidor brasileiro, o filme publicitário produzido pela agência F/Nazca está ambientado em1975, ano em que a primeira loja foi inaugurada no país. Ele traz vários elementos da época, como personagens de costeletas e cabelos compridos, trajando pantalonas com boca de sino, bem como muitas gírias da década. “Além do retrô estar na moda, queremos contar um pouco da nossa história”, diz Rodrigo Lacerda, diretor executivo de marketing do Carrefour. Também estão previstas ações deflash mob —reuniãode pessoasque para atividades inusitadas em locais públicos— no interior das lojas, além de divulgações em mídias sociais, como Twitter, Facebook e Orkut.
O executivo ainda promete descontos de 35% em alguns alimentos. Como parte da campanha, ele pretende ampliar o prazo de pagamento nas compras efetuadas pelo site do grupo, de 30 para 35 parcelas sem juros, emparte dos produtos.
Resultados
No primeiro semestre deste ano, a varejista francesa anunciou lucro líquido global equivalente a R$ 183 milhões ante prejuízo de R$ 129 milhões no mesmo período do ano passado, puxado pelas altas despesas das operações na Itália. A companhia informou que está no caminho para cumprir sua meta de lucro operacional (antes de impostos, dividendos e outras taxas) de quase R$ 7 bilhões em2010.
Entre abril e junho, no Brasil, a rede apresentou faturamento de R$ 6,9 bilhões, valor que representa alta de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O varejista espera encerrar o ano com 56 novas lojas no Brasil. Serão 40 unidades de baixo custo, 12 com a bandeira Atacadão, dois hipermercados e dois pontos de venda de conveniência.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria