Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

31/08/2010 10:20 - Produtos importados devem ter alta de 15%

Valorização do real e menor preço das mercadorias levam empresários a comprar mais para o Natal.


 
O consumidor mineiro deverá encontrar neste Natal um volume 15% maior de produtos importados no varejo do Estado na comparação com a mesma época do ano passado, segundo previsão da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas). Conforme a coordenadora do Departamento de Economia da entidade, Silvânia de Araújo, a valorização do real em relação ao dólar e o preço das mercadorias no mercado externo vão contribuir para o aumento das compras destinadas à data comemorativa.

 

De acordo com ela, a projeção está baseada nos US$ 782,751 milhões destinados pelo setor às importações de bens de consumo, duráveis e não duráveis, no primeiro semestre, o que corresponde a um crescimento de 16,89% frente igual intervalo de 2009, quando foram gastos R$ 669,611 milhões. Para os últimos seis meses deste ano, a expectativa é de alta de 25% nas operações ante o mesmo período de 2009. "A economia está aquecida e as vendas destinadas ao Natal tendem a ganhar ritmo. E os lojistas precisam ter o estoque abastecido", afirmou.

 

Silvânia de Araújo acrescentou que a possibilidade de incrementar o mix e de elevar a margem de lucro também é levada em consideração pelos empresários na hora de planejar a compra de artigos importados. "Além disso, há grande quantidade de produtos no mercado internacional para serem comercializados", explicou.

 

Ainda de acordo com ela, as encomendas junto aos fornecedores internacionais para o período natalino já foram realizadas por grande parte dos lojistas de Minas Gerais, que devem receber as mercadorias a partir de setembro. Isso porque, conforme Silvânia de Araújo, os pedidos precisam ser feitos com uma boa antecedência para que não haja risco de atrasos.

 

Levantamento realizado pela Fecomércio Minas apontou que a maioria das importações do varejo mineiro é feita dos Estados Unidos (15,65%). Em seguida surgem Argentina (15,05%), China (12,22%), Alemanha (10,72%), Itália (8,85%), Austrália (3,6%), Japão (3,25%), França (2,70%), Canadá (2,22%) e Peru (2,18%).

 

O grupo SBF, dono das redes de lojas Centauro Esportes, By Tennis, Almax Sports e Nike Store, aumentou o volume de importados para o Natal em 40% frente igual intervalo do ano passado. Conforme o proprietário, Sebastião Bonfim, o crescimento está ligado à expansão da rede em todo o Estado e às boas perspectivas do mercado. "A economia brasileira passa por um bom momento e a empresa está em expansão. Precisamos formar o estoque para atender à demanda da melhor data para o varejo", afirmou.

 

De acordo com o empresário, a maioria das peças de vestuário e acessórios é importada dos países asiáticos, principalmente da China. Entretanto, ele destacou que os preços das mercadorias chinesas tiveram alta nos últimos meses, em função do crescimento do mercado interno do país, o que afetou negativamente as negociações junto aos fornecedores.

 

Já a M&Guia Comércio de Vestuário Ltda, que comercializa roupas finas femininas, em duas lojas da Capital, elevou o volume de importação em 20% ante o mesmo período de 2009. Segundo uma das sócias, rica dos Mares Guia, as encomendas para o Natal foram feitas com oito meses de antecedência, com base nas vendas já realizadas, no câmbio favorável e na expectativa positiva para a data comemorativa.

 

Ela destacou que a empresa compra produtos de países como a França, Inglaterra, Itália e Estados Unidos. Mas, de acordo com a empresária, as negociações não são fáceis e ainda esbarram na burocracia e nos altos impostos cobrados no Brasil. "Importamos parte das mercadorias em função dos clientes estarem cada vez mais exigentes e optando por produtos exclusivos", explicou.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>