Geral
30/08/2010 10:34 - De olho no 13º
Redes de supermercado e varejo já fazem promoções, estendem prazos de pagamento e prometem reduzir juros na tentativa de atrair o consumidor para gastar parte do 13º salário que começa a chegar ao bolso do trabalhador nos próximos meses.
Parte desses consumidores, como os 23,6 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social, já começou a receber a primeira parcela do 13º salário nesta semana. O valor total é de cerca de R$ 9 bilhões.
No ano passado, foram injetados na economia R$ 59 bilhões em decorrência do pagamento do 13º a trabalhadores com carteira assinada. O benefício é pago em novembro e dezembro, como determina a lei.
Parte do varejo já aposta na antecipação das compras e lança promoções a partir desta semana.
Na rede Extra, cerca de 200 lojas (supermercados, hipermercados e conveniência) vão vender, até quinta-feira, eletrodomésticos e produtos eletrônicos em 18 parcelas no cartão da rede -a primeira será gratuita.
"No começo da campanha, o consumidor poderá comprar em 18 parcelas fixas nos cartões da bandeira, sendo a primeira parcela grátis. E o cliente começa a pagar a segunda apenas em dezembro, quando receber o 13º", diz Ellen Osne, gerente de marketing da rede Extra.
Após negociar com fornecedores, a rede Extra decidiu fazer, em setembro, cinco ações que preveem descontos, embalagens econômicas, promoções "compre e ganhe", além de descontos maiores se o cliente comprar mais de um produto.
Na promoção "compre e ganhe", válida por uma semana, uma das ofertas é para a TV LCD 42 polegadas (full HD). Quem comprar o aparelho ganhará um DVD. Na compra de um computador Toshiba, o consumidor levará uma impressora multifuncional, de acordo com a rede."Para a indústria, campanhas como essa são interessantes porque é uma oportunidade para apresentar novos produtos ao consumidor", diz a gerente da rede.
As Lojas Colombo também definiram, com a campanha Hora do Juro Baixo, fazer promoções no mês de setembro para atrair o consumidor. Para algumas linhas de produtos, os juros serão de 2,99% ao mês.
Com 340 lojas em cinco Estados, a Colombo informa que vai oferecer o crediário flexível -parcelas programáveis. "O consumidor pode optar por parcelas crescentes, decrescentes, usar o 13º para abater parcelas ou dar a entrada somente em novembro, quando receber o 13º", informa a rede.
O Magazine Luiza, terceira maior rede de varejo do país, informou que também vai definir nos próximos dias suas promoções.
Ana Caroline Fernandes, professora e pesquisadora do Provar (Programa de Administração de Varejo), diz que a cada ano o varejo tem antecipado ainda mais o calendário de promoções.
"Isso ocorre porque algumas empresas antecipam o pagamento do 13º salário. E também porque é uma maneira de o varejo incrementar as vendas em um mês [setembro] em que não há feriados como o do Dia dos Pais."
A pesquisadora diz que o objetivo das promoções é atrair o consumidor para o ponto de venda, porque, segundo pesquisas do Provar, 81% das decisões de compra são feitas no local.
VENDA PELO CELULAR
Além de lançar campanha para reduzir juros, a Colombo começou nesta semana a vender produtos pelo smartphone.
"O consumidor poderá acessar o site da rede pelo seu iPhone e fazer a compra. O público mais jovem, com acesso à internet e que não tem medo de comprar por canais diferenciados certamente deve ser o que mais vai usar esse serviço", diz Clério Kubiak, gerente de e-commerce da rede gaúcha.
Os clientes de e-commerce da Colombo têm entre 35 e 49 anos, escolaridade superior ou superior incompleto, faixa de renda entre R$ 1.000 e R$ 3.000 e 42% deles são mulheres, segundo a rede.
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria