Geral
27/08/2010 10:11 - TV de tela grande lidera vendas no país
Queda de 20% nos preços fez aparelhos de 40 e 42 polegadas ultrapassarem as vendas de TVs de 32 polegadas
No primeiro semestre, TVs de LCD e LED somaram 4 milhões de unidades, à frente dos aparelhos de tubo
Segundo pesquisa da consultoria IT Data, obtida com exclusividade pela Folha, os modelos representaram 37% das 600 mil TVs de LED e LCD vendidas no mês passado. Essa é a primeira vez que a categoria ultrapassa as TVs de 32 polegadas, até então o carro-chefe das vendas no país, e que somaram 32%.
"O consumidor está mais exigente e a queda de preço favorece a procura por esses aparelhos", diz Ivair Rodrigues, sócio da IT Data.
Nos últimos seis meses, o preço médio das TVs de 40 ou 42 polegadas caiu 20%, de de R$ 3.000 para R$ 2.400.
Entre os fabricantes, existe a percepção de amadurecimento da demanda.
"As TVs de 32 polegadas são, em geral, a porta de entrada para o consumo dos aparelhos de tela fina. Com o declínio no preço dos modelos de altíssima definição (full HD), de 40 polegadas, a transição para um aparelho maior é natural", afirma Rafael Cintra, gerente sênior de TVs da Samsung.
TELA FINA
O estudo mostra também que, no primeiro semestre, as vendas de TVs com telas LCD e LED superaram, pela primeira vez, o volume de aparelhos de tubo (CRT).
De janeiro a julho, segundo a IT Data, foram 4 milhões de aparelhos de LED e LCD, frente a 2,5 milhões TVs de tubo.
Para o ano a expectativa é de 11 milhões de unidades, crescimento de 16% sobre 2009. Cerca de 60% serão TVs de LCD e LED.
INTERATIVIDADE
Ao mesmo tempo em que as telas finas crescem, as TVs digitais com interatividade patinam para emplacar no país. "A mobilização ainda é inicial", afirma Rodrigues, sobre as iniciativas de emissoras de TV, fabricantes de conversores e software.
O tema está sendo debatido nesta semana, na feira Broadcast & Cable que acontece em São Paulo.
"Fatores como a infraestrutura de banda larga, a produção de conteúdo serão determinantes para o amadurecimento", diz Charlie Lou, gerente de produto da americana Broadcom, fornecedora de chips de interatividade.
TENDÊNCIAS
Além dos aparelhos com conectividade, a expectativa é que as TVs com tela LED sejam maioria nos próximos quatro anos. A razão também é a redução no preço.
Desde janeiro, os aparelhos ficaram 34% mais baratos e, da média de R$ 5 mil, passaram a custar cerca de R$ 3,3 mil. A tendência é queda acentuada para os próximos anos.
Já as TVs 3D levarão mais tempo para amadurecer. "A produção ainda é limitada e com isso, o produto está caro", afirma Rodrigues.
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria