Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/08/2010 11:44 - Cosan prepara novo negócio de alimentos para 2011

Café, biscoito, massa e conserva estão sendo estudados

 

A Cosan Alimentos, divisão da Cosan S.A. que controla as marcas de açúcar União e Da Barra, vai deixar de ser apenas uma divisão. Também vai deixar de ser focada apenas em açúcar. Até o começo do ano que vem, a Cosan Alimentos se tornará uma empresa independente da Cosan e, a partir do primeiro semestre de 2011, irá atuar em outras categorias do setor de alimentos. No longo prazo, considera-se até a possibilidade de abrir o capital.

 

"Até o meio do ano que vem, pretendemos estar atuando fortemente em pelo menos mais uma categoria além do açúcar", diz Colin Butterfield, presidente da Cosan Alimentos, que já está sendo organizada para funcionar como uma companhia independente da empresa-mãe.

 

Ele não revela em quais categorias a nova empresa irá atuar. Mas dá pistas. "A meta é entrar em, pelo menos, uma categoria por ano", diz. O foco é investir em alimentos, mas em categorias que o nível de formalidade seja alto, em produtos não-refrigerados e que tenham prazos de validade longos. Também é necessário ser um mercados com grande escala. Dentro dessas características, segundo Butterfield, a empresa analisa entrar no negócio de café, de biscoitos, massas (pastifício), conservas e até atomatados.

 

"Provavelmente, a primeira nova categoria poderá será a de café", diz o executivo. A Nova América, empresa dona da marca União, comprada pela Cosan em março do ano passado, já atuou no mercado dessa commodity, com o Café União, vendido para a Sara Lee em 2000. Na época, segundo Butterfield, a multinacional americana acertou com a Nova América a exploração do direito de uso da marca União por dez anos. Esse prazo venceu há alguns meses, o que dá liberdade para a Cosan Alimentos usar o nome em um futuro lançamento na área de cafés .

 

A entrada em novas categorias de produto é fundamental para a Cosan Alimentos, segundo Melchiades Donizeti Terciotti, diretor comercial de mercado interno da futura empresa. "É a única maneira de a companhia atingir boas taxas de crescimento. O mercado de açúcar é maduro, não há muito para onde crescer, a não ser diversificando os produtos", diz ele. No ano passado, a Cosan Alimentos faturou, segundo fontes do mercado, cerca de R$ 1,5 bilhão.

 

Um ponto a favor que a Cosan já tem para explorar novos setores é a distribuição. "O açúcar União e o Da Barra chegam à maioria dos pontos de venda de alimentos de todo Brasil. Com novas categorias dentro do mesmo universo, conseguiremos otimizar essa distribuição", diz Butterfield.

 

A empresa também está aumentando a linha de açúcares União. Lançou em maio passado o açúcar demerara (com maior teor de melaço em sua composição ) e a versão orgânica, cuja matéria-prima (cana-de-açúcar) vem de áreas com 100% de manejo biológico, sem uso de defensivos. Em outubro, quando a marca completa 100 anos, chega às prateleiras o União Diet, de sucralose (adoçante derivado do açúcar que pode ser consumido por diabéticos). "Esperávamos levar seis meses para atingir um certo faturamento com esses lançamentos. Mas já conquistamos essa meta logo nos primeiros dois meses", diz Terciotti.

 

A marca União tem 31% das vendas no varejo e ganhará em seu centésimo aniversário, em outubro, uma campanha comemorativa com anúncios em mídia impressa, TV e ações de ponto de venda no valor de R$ 20 milhões.

 

"A União é uma marca que poderá ser estendida para outras categorias que combinem com açúcar. Mas também estamos analisando a criação de uma terceira marca ou até a aquisição de outra já existente", afirma Butterfield. A entrada em novos setores, segundo ele, poderá ser feita tanto de maneira orgânica como por meio da compra de outras companhias.

 

A marca Da Barra, usada tanto em açúcar como em outros produtos (achocolatado, mistura para bolo, refresco em pó e amido de milho), permanecerá como uma "marca de combate", como diz Butterfield. "A Da Barra, assim como outras que temos, como Dulce, Neve e Doçula, continuarão sendo as marcas com as quais trabalhamos mais com o apelo de preço."

 

A Cosan Alimentos tem cinco fábricas de açúcar que estão passando por um processo de melhoria tecnológica e de capacidade por meio de um investimento de R$ 15 milhões.

 

Para financiar toda essa expansão, a Cosan Alimentos considera - no longo prazo - abrir capital. "A Cosan tem no seu DNA a característica de agregar valor para seus acionistas. A Cosan Alimentos vai herdar isso", afirma Butterfield.
 

 

Veículo: Valor Econômico   

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>