Geral
13/08/2010 11:48 - Carrefour oferece linha de crédito para compra de passagens aéreas
Em São Paulo, três redes de supermercados já vendem passagens da Azul
A Caixa Econômica Federal assinou na quinta-feira (12) convênio com a Carrefour Turismo para que clientes da rede de supermercados tenham acesso a uma linha especial de crédito para compra de passagem ou pacotes. O acordo é mais um que o banco fecha com empresas do ramo turístico com o objetivo de atrair pessoas das classes C e D.
Companhias aéreas e empresas do varejo também têm firmado parcerias para a venda de passagens aéreas em pontos de comércio popular. Na segunda-feira (9), a companhia Azul começou a vender passagens em 32 lojas de três redes de supermercados no estado de São Paulo. Um dia antes, a TAM deu inicio a um plano de varejo, que inclui a venda de passagens em lojas das Casas Bahia. Tudo isso visando a um mercado que tende a crescer muito nos próximos anos.
De acordo com um levantamento da instituto de pesquisas Data Popular, 10,7 milhões de brasileiros devem fazer sua primeira viagem aérea nos próximos 12 meses. Deste total, 8,7 milhões, ou seja, 82% são cidadãos das classes C e D, com renda entre dois e 15 salários mínimos.
Esses cidadãos, informa a pesquisa, representam 67% de todas as 26,4 milhões de pessoas que farão pelo menos uma viagem aérea até 2011. Representam também um mercado potencial de R$ 11 bilhões de reais que grandes empresas de turismo pretendem alcançar.
“O mercado só vai crescer se for com a inclusão dos emergentes”, disse o consultor, Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular. “As empresas precisam investir nesta parte da população se querem expandir seus negócios.”
Segundo Meirelles, o cliente de classe C e D têm características próprias e necessidades às quais o setor turístico precisa se adaptar. “Os canais de atendimento ainda são um problema; o passageiro ainda tem medo de passar algum constrangimento no aeroporto; e também tem dificuldade em pagar as passagens”, enumera o consultor.
Ele afirma que as empresas têm evoluído nesse sentido. Meirelles disse que a Gol tem investido na abertura de lojas próprias para que o consumidor possa ser atendido pessoalmente e se sinta mais seguro. Já a Azul criou facilidades para o parcelamento de passagens no cartão de crédito.
Mesmo assim, segundo ele, muito ainda tem que ser feito para que mais pessoas tenham acesso às viagens, inclusive nos aeroportos. “O investimento para melhorias não é uma demanda da Copa do Mundo. É uma demanda das 10,7 milhões de novas pessoas que farão seu primeira viagem neste ano.”
Veículo: Jornal do Comércio - RS
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

