Geral
05/08/2010 11:37 - Vendas em redes de drogarias crescem 38%
Aumento de participação no mercado, melhora na renda e redução da informalidade explicam desempenho, diz Abrafarma - As 28 maiores redes de farmácias e drogarias ampliaram participação de 33% para 36% entre os anos 2006 e 2010
As vendas (líquidas) das redes de farmácias e drogarias chegaram a R$ 13,6 bilhões no ano passado.
Esse resultado representa crescimento de 37,6% em comparação ao ano de 2008, segundo a Abrafarma, associação que reúne as 28 maiores redes do país.
Nas vendas líquidas, já estão descontados os impostos pagos pelas redes e a devolução de medicamentos.
A melhora na renda da população, que passou a consumir mais produtos de higiene e beleza, a redução da informalidade e o aumento da participação das grandes redes no mercado explicam o crescimento das vendas.
Dados da Abrafarma mostram que as redes associadas participavam com 33% do mercado em março de 2006. Neste ano, esse percentual passou para 36%. As 28 redes associadas à entidade têm 5% do total de lojas (3.091).
As chamadas "outras redes" (que incluem as associativistas, as de diversos proprietários e as de uma só bandeira) também aumentaram sua participação no mercado de 7% para 11% no mesmo período. E as farmácias de redes de supermercados passaram de 2% para 3%.
Nesse mesmo período, as farmácias independentes tiveram participação reduzida de 58% para 49%, apesar de concentrarem maior quantidade de lojas (56.266).
Sérgio Mena Barreto, presidente-executivo da Abrafarma, ressalta que a redução da informalidade tem destaque nos resultados.
"Com a adoção do regime de substituição tributária em São Paulo, pequenas e médias empresas passaram a pagar mais impostos. No regime anterior, parte do ICMS não era repassado", diz.
Segundo ele, as quatro maiores redes (800 lojas) associadas à Abrafarma recolhiam mais de 50% do ICMS do setor. "As demais 13 mil pagavam 50%. Após o regime de substituição tributária, com todo o imposto recolhido na origem, esse "ganho extra" dos pequenos sumiu. E, nesse caso, fica mais difícil concorrer com as grandes redes, que têm na maior escala de compra e venda sua grande expertise."
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria