Geral
04/08/2010 11:45 - Drogarias abrem lojas no interior e apostam em vendas pela internet
As projeções de crescimento das redes do setor farmacêutico têm-se confirmado no número de lojas e no desenvolvimento de novos modelos de negócios em comércio eletrônico (e-commerce) para aumentar não só receita, mas participação de mercado. Assim, seguem os passos da maior do ramo, fruto da compra da Drogão pela Drogaria São Paulo. Nessa corrida, a rede Drogal dá andamento a seu plano de expansão e inaugura agora sua 18ª loja na cidade de Piracicaba, totalizando 59 unidades no Estado de São Paulo. A Ultrafarma, rede popular que mudou o cenário do setor com a comercialização de medicamentos genéricos a preços competitivos, com quatro lojas físicas na capital paulista, lança novo modelo de negócio que soma estrutura física com vendas pela internet, marcando sua entrada no interior do Estado de São Paulo.
Com a abertura da primeira unidade piloto, em Aparecida do Norte, em meados de setembro deste ano, a Ultrafarma pretende aumentar em 30% sua receita só de comércio eletrônico, que atualmente é de 35% da receita bruta total da rede, ficando atrás somente das vendas por telefone, com 42% da receita bruta total. Para isso, a rede investiu 2% da receita bruta de seu e-commerce na reformulação do site utilizado no novo modelo de negócios. Até o final de 2011, a rede pretende crescer 300% com este novo formato na abertura de mais duas unidades na região sudeste e uma no nordeste, em Pernambuco, provavelmente na capital, Recife.
No sudeste, ganha participação com uma unidade em Minas Gerais, com previsão de inauguração em Belo Horizonte, seguida da abertura do novo modelo também na capital do Rio de Janeiro. "Num médio prazo, a rede já estará com pelo menos uma unidade em cada estado", garante Edilaine Godoi, diretora de e-commerce da Ultrafarma.
Itens
Com mais de 16 mil itens, a Ultrafarma irá oferecer em seu novo modelo a entrega destes medicamentos em 48 horas, por qualquer unidade de Correios no País. Segundo Edilaine, a estratégia é manter os preços mais baixos do mercado, com a redução do custo operacional, de pessoal e logístico, já que neste modelo a empresa não trabalha com estoque físico. "Os descontos chegam a 95% para a maioria dos produtos, vendidos tanto em lojas físicas como pela internet: no mercado, este é o nosso diferencial", afirma Edilaine. Levantamento da Nielsen indica que os canais de varejo farmacêutico (farmácias e drogarias) e cosméticos (perfumarias) somam 72.386 lojas e possuem 15,7% do mercado.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria