Geral
29/07/2010 10:49 - Pão de Açúcar não se retrai com impasse com Casas Bahia
Grupo traça planos para o Nordeste, apesar da forte presença dos concorrentes Insinuante e Magazine Luiza
A difícil negociação entre Globex (proprietária do Ponto Frio) e a Casas Bahia não prejudicou os planos de investimentos do Grupo Pão de Açúcar no primeiro semestre deste ano, garante José Antônio Filippo, diretor executivo financeiro. A empresa inaugurou 24 lojas, e prometemais 76 até o final do ano. Porém, no que diz respeito a rede de eletroeletrônico Ponto Frio, os recursos para aberturas caíram 45,9% no período, fechando o semestre em R$ 24,5 milhões, com a abertura de apenas duas unidades, sendo uma em Santa Catarina e outra no Distrito Federal.
A Casas Bahia também segurou o crescimento. Desde que foi anunciada a fusão, em dezembro do ano passado, a empresa abriu cinco lojas. O Grupo Pão de Açúcar promete para a segunda quinzena de dezembro divulgar as metas para a sinergia entre Ponto Frio e Casas Bahia, além de dados como prévia de vendas e margem. “Desde o final do ano passado estamos mapeando o número de ativos da Casas Bahia que serão incorporados na Globex”, diz Filippo. O balanço completo dessa operação só será divulgado no fim do ano.
A meta de inaugurar 100 unidades neste ano está incluída na previsão de R$ 1,6 bilhão reservado pela companhia para abertura, reformas e conversões de lojas para outras bandeiras, além de infraestrutura e logística. No primeiro semestre, foram investimentos R$ 389,4 milhões. “Temos cerca de R$ 800 milhões comprometidos para o segundo semestre, mas alguma coisa pode ficar para o próximo ano”, diz Filippo. A diferença pode ser usada, principalmente, para compra de terrenos para futuras unidades.
Nova fronteira
Os planos de sinergia entre as bandeiras de eletroeletrônicos ainda não foram divulgados,mas uma coisa parece certa: o Nordeste será uma das prioridades. “Rapidamente estaremos em todos os estados da região”, diz José Roberto Tambasco, vice-presidente de negócios do varejo do grupo.O Pão de Açúcar não parece incomodado com o tamanho das concorrentes regionais, Insinuante e Magazine Luiza, que acaba de adquirir a Lojas Maia. “Somos líderes no Ceará, temos uma operação demais de 30 anos em Recife, e acabamos de abrir uma loja em Teresina”, afirma Tambasco.Hoje a rede conta com 102 lojas no Nordeste. A Casas Bahia, que abriu sua primeira loja na região em 2008, tem 21 lojas em seis cidades baianas.
Busca por rentabilidade
A abertura de lojas de eletroeletrônicos foi substituída por um plano de recuperar a rentabilidade do Ponto Frio. “Eles tiveram uma performance acima da esperada, inclusive com redução das despesas operacionais, e impactaram de forma muito
positiva os resultados do grupo”, afirma o analista da Fator Corretora, Renato Prado. A Globex fechou o segundo trimestre com vendas brutas de R$ 1,5 bilhões, um crescimento de 55,8% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. As vendas líquidas cresceram 71,6% em relação ao segundo trimestre de 2009, para R$ 1,3 bilhões. As despesas operacionais atingiram 15,1%,das vendas líquidas no período, uma redução de 25,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O lucro líquido no período foi de R$ 36 milhões.
FATURAMENTO
R$ 6,2 bi foi o total das vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar, uma alta de 11,5% no segundo trimestre. As vendas líquidas cresceram 12,5%, para R$ 5,6 bilhões.
REFIS
R$ 70 mi Dívida de impostos que foi refinanciada pelo grupo no Rio de Janeiro, e impactou o lucro, que teve uma queda de 37,4%, para R$ 82,5 milhões no trimestre.
VENDAS
9,9% foi o crescimento de vendas em lojas abertas a mais de um ano do Grupo Pão de Açúcar, o que representa um incremento real de 4,6%.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria