Geral
23/07/2010 11:24 - Produtora Mineira investe em fábrica e pesquisa para crescer 20% ao ano
Produtora mineira de itens de limpeza vai elevar em50%a capacidade de produção e fortalecer as ações de marketing
A indústria de produtos de limpeza Ingleza está disposta a acelerar seu ritmo de crescimento, que já é bastante forte, de 15% ao ano desde 2006, enquanto o mercado evolui de 6% a 7% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Limpeza e Afins (Abipla). A meta agora é crescer na faixa dos 20%, índice previsto para ser alcançado já neste ano. O propulsor do crescimento da Ingleza é um plano de investimentos de R$ 24 milhões a ser concretizado até 2013 e prevê ampliar a capacidade produtiva da fábrica, instalada em Santa Luzia (MG), de 100 para 150 milhões de litros e incrementar a divisão de pesquisa e desenvolvimento da companhia, responsável por colocar no mercado, em média, 10 novos produtos por ano.
Criada há exatos 50 anos em Minas Gerais pelo empreendedor Mozart Novaes, a empresa tornou-se líder nacional no segmento de ceras para pisos, com a Ceras Ingleza, e vice-líder em limpa-vidros e limpadores multiuso, com a marca UAU!, que concorre diretamente com Veja, o carro chefe da Reckitt Benckiser no país, e a Bombril. No ano passado, a companhia registrou faturamento de aproximadamente R$ 200 milhões. Como relata o vice-presidente Marco Antônio Novaes, a estratégia da Ingleza para conseguir uma boa posição para seus produtos no mercado é oferecer itens “com qualidade igual ou ligeiramente superior aos demais e com preços iguais ou ligeiramente inferiores aos da concorrência”.
Avanço tecnológico
Um exemplo citado pelo empresário é a nova versão do multiuso UAU!, desengordurante lançado em julho, que foi desenvolvido com o uso de nanotecnologia. Segundo a empresa, o primeiro no mundo. Além de limpar, o produto deposita nanopartículas na superfície limpa, que dificultam a aderência de gorduras e sujeiras, conservando o ambiente limpo por mais tempo e facilitando a próxima faxina. Novaes relata que o lançamento de produtos inovadores é uma constante na história da Ingleza. Nos anos 1980 foi a primeira no mundo a incorporar a tecnologia autobrilho para ceras e, na década seguinte, lançou a Ingleza Maxx, uma cera que dispensa enceradeiras e tornou a empresa líder neste segmento de mercado.
Há dois anos, lançou o primeiro multiuso que elimina odor de geladeiras. Em 2009, foi a vez de uma linha de produtos batizada de Amo o Verde, que utiliza insumos biodegradáveis e, em sua maioria, provenientes de fontes renováveis. Recentemente, a empresa também lançou o UAU! Ação Clareadora, que tira o amarelado de cozinhas e banheiros. “Nós somos a única empresa de limpeza que faz pesquisas no Brasil, desenvolvemos produtos de acordo com as demandas da população local”, diz Novaes.
São Paulo e Rio
O crescimento da Ingleza também é resultado de uma posição mais agressiva no mercado. Neste ano, a empresa está investindo R$ 5 milhões em ações de marketing nos pontos de venda, para tornar seus produtos mais conhecidos do consumidor, além de fazer promoções do tipo “leve 3 e pague 2”. Nascida em Minas, a Ingleza está presente no país inteiro, mas sempre se caracterizou por uma atuação tímida em São Paulo e no Rio de Janeiro. Novaes informa que esta situação está com os dias contados. Novos distribuidores foram contratados para trabalhar a marca nestas praças. Em 2009, São Paulo e Rio responderam por 10% do faturamento da companhia. Neste ano deverão saltar para 15%.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria