Geral
22/07/2010 10:11 - Confecções trabalham próximas do limite
Diante das boas perspectivas de negócios a partir de agosto, sobretudo na época do Natal, as empresas do polo de confecções de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, aceleraram a produção e já estão próximas de atingir a capacidade instalada. Conforme representantes do setor, é preciso aproveitar o bom momento pelo qual passa a economia brasileira e produzir com antecedência para atender a grande demanda do período.
Na Castro e Machado Confecções Ltda (Verde Limão Moda Praia) a fábrica já opera a plena carga desde o início de junho. De acordo com uma das proprietárias, Mariza Castro, o mercado está aquecido e o verão é o momento ideal para aumentar o volume de vendas. "Fabricamos biquínis e acessórios, e com a elevação das temperaturas a procura pelos produtos começa a se intensificar, o que é positivo para os negócios", avaliou.
Segundo ela, para este semestre as encomendas estão 70% maiores que as de janeiro a junho e alguns pedidos já foram recusados. De acordo com a empresária, produzir biquínis é um trabalho minucioso e que exige atenção. "Se não podemos atender o cliente no prazo estipulado e com a qualidade desejada é preferível não aceitar a encomenda", explicou.
Conforme Mariza Castro, o faturamento da Verde Limão chega a dobrar no segundo semestre. Ela ressaltou que o ano de 2010 está mais aquecido que o anterior, o que está refletindo positivamente no comércio. "A expectativa é atingir alta de 20% do faturamento este ano frente 2009", afirmou.
Apesar do inverno rigoroso em Minas neste ano, as vendas da empresa não tiveram queda no primeiro semestre. Entretanto, segundo Mariza Castro, não houve crescimento na comparação com igual intervalo do exercício anterior. De acordo com ela, de março a junho as peças foram destinadas às regiões Nordeste e Norte. Além disso, a empresa também exportou para Portugal, Áustria, Espanha e Estados Unidos.
A Sassafras Indústria e Comércio Ltda também opera com 100% da capacidade instalada desde o mês passado. Conforme o proprietário da empresa, Edilson José da Costa, a elevação do volume de produção se deve à preparação para as datas comemorativas existentes no segundo semestre. "Precisamos estar atentos às oportunidades que o mercado oferece. O cenário positivo da economia ainda tende a contribuir para os negócios", avaliou.
De acordo com ele, as encomendas da coleção primavera/verão já começaram a ser feitas pelos clientes e o objetivo é manter o estoque abastecido para que pedidos não sejam recusados. Costa ainda apontou que as peças produzidas para o verão possuem valor competitivo, diferente do inverno em que os itens têm maior valor agregado. "As encomendas para o verão são 50% maiores que as destinadas ao inverno. Além disso, as peças têm maior velocidade de vendas", explicou.
Consumo -Conforme Costa, o cenário positivo deverá ter continuidade no segundo semestre em virtude do aquecimento significativo do consumo no país. Durante o período, tradicionalmente há elevação nos preços em virtude do desequilíbrio causado entre a oferta e demanda.
Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre deste ano o consumo das famílias alcançou incremento da ordem de 9,3% em relação ao mesmo período de 2009. O resultado foi um dos principais fatores que colaboraram para o crescimento de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) na mesma base de comparação, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A preparação para o aumento da demanda no segundo semestre também já começou na Difteria Indústria e Comércio Ltda. De acordo com o proprietário, Cassius Marcelo Ribeiro, a confecção já opera à plena carga. Segundo ele, o estoque precisa ser formado com antecedência para atender os clientes do período natalino.
Apesar de trabalhar com pronta-entrega, o empresário destacou que o mercado está aquecido e a expectativa é de registrar alta de 10% da receita este ano frente ao exercício passado.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria