Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

20/07/2010 13:12 - Magazine Luiza reforça São Paulo e sonha com Rio e Centro-Oeste

Um prédio de 9 mil metros2 na Marginal Tietê será o "quartel general" do Magazine Luiza a partir de outubro. A maioria da diretoria passará mais tempo no novo endereço, onde vai funcionar uma megaloja de 3 mil metros 2, do que na sede em Franca (SP). A mudança não é por acaso: com só dois anos de atividade, a receita da Grande São Paulo deve atingir R$ 800 milhões em 2010, mesmo valor que toda a rede faturava em 2002.

 

Agora que a empresa garantiu um pé em todos os Estados do Nordeste, com a compra da paraibaina Lojas Maia, o Magazine Luiza quer reforçar sua presença no maior mercado do país. Até o fim de 2010, a Grande São Paulo deve ter 70 lojas, contra 44 de dois anos atrás, quando desembarcou na região.

 

"Uma nova aquisição só virá depois de consolidar a Lojas Maia, o que não é pouca coisa e deve levar um ano e meio", disse a presidente do Magazine, Luiza Trajano, referindo-se às 147 lojas da paraibana. "Mas sonho com o Centro-Oeste e amo o Rio", avisou ela, que descartou outra negociação agora.

 

O plano de crescer na metrópole paulista faz parte da estratégia do Magazine de aumentar a sua participação na web. "Mais pontos de venda aqui animam o consumidor a comprar on-line, porque sabe que pode procurar a loja se precisar", diz o superintendente do Magazine, Marcelo Silva. Hoje, a loja on-line tem 15 mil itens, o dobro do da loja física, e deve saltar para 30 mil até o final do ano. Por conta da Copa, a rede começou a vender artigos esportivos. "Só neste primeiro semestre, a venda on-line saltou 90% e, até o fim de 2010, vai representar 15% do total da rede", diz Frederico Trajano, diretor de marketing e vendas do Magazine.

 

O crescimento está acima da média do mercado. "No primeiro semestre, as vendas on-line aumentaram cerca de 40%", diz Alexandre Caixeta, diretor da consultoria e-Bit. Só em junho, a venda de eletroeletrônico, eletrodoméstico e informática ultrapassou um terço do total na web (34%). Em junho de 2009, a fatia era de 29%.

 

Juntos, a operação on-line (15%) e a da Grande São Paulo (16%) devem representar quase um terço da receita do Magazine para este ano, previsto em R$ 5 bilhões. Com a Lojas Maia, que teve vendas de R$ 560 milhões em 2009, o faturamento deste ano será de R$ 5,8 bilhões. Segundo Luiza, a aquisição foi com capital próprio. A rede paulista contou com a assessoria financeira da BR Partners e a jurídica do escritório Mattos Filho. Do lado da Lojas Maia, a assessoria veio do Demarest & Almeida.

 

Ao final de 2009, o Magazine tinha R$ 183 milhões em caixa. A empresária não confirmou o valor de R$ 290 milhões pela compra, mas disse que 40% foi em dinheiro e o restante pagou dívidas. Como adiantou o Valor, o Magazine não realizou "due dilligence" na rede paraibana, procedimento que terá início agora. Luiza minimizou o fato. "Nós temos o mesmo auditor, a Deloitte, e o balanço deles [Maia] é auditado há três anos", afirmou.

 

Com a rede nordestina, o Magazine continua na terceira posição no ranking dos maiores varejistas de eletromóvel do país. São 611 lojas em 16 Estados e oito centros de distribuição. Marcelo Maia é o único da família confirmado no comando da empresa. "A maior parte dos sócios têm outras atividades", diz ele, que será o novo diretor do Magazine para o Nordeste. "Vender foi uma decisão da família".
 


Veículo: Valor Econômico

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>