Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/07/2010 11:43 - Padaria diversifica para atrair clientes

O mercado de padarias segue a linha de expansão de franquias, supermercados, pizzarias e drogarias que buscam espaços com o maior fluxo possível de clientes. Tanto que a rede Benjamin Abrahão, por exemplo, hoje possui 12 pontos de atendimento em São Paulo, localizados em bairros nobres, e nove delas dentro de universidades, em praças de alimentação de instituições como Mackenzie, PUC e Uninove. Outra que mira a expansão é a padaria Leão XVIII, que almeja abrir mais uma loja no próximo ano. Além delas, a tradicional butique de alimentos da capital, a Galeria dos Pães, que envolve também a padaria Dengosa, deve expandir fisicamente seu negócio para atender mais clientes. Juntas, as duas empresas possuem um faturamento médio mensal de R$ 1.470 milhão.

 

A primeira unidade da rede Benjamin Abrahão foi inaugurada em 1976 se chamava Barcelona e ficava na Praça Vilaboim, em São Paulo. A próxima que veio a ter o nome do proprietário, Benjamin Abrahão, foi construída em 1987, agora na Rua Maranhão, no bairro de Higienópolis. Com isso, o negócio foi expandindo e se formou uma rede hoje com 12 unidades em São Paulo, com espaços nas universidades Mackenzie, Uninove Memorial, Uninove Santo Amaro e Barra Funda e PUC. Em outubro de 2007, foi construída a Benjamin Abrahão "Jardins", com produtos selecionados.

 

"Diariamente, atendemos aproximadamente 13 mil pessoas, com vendas de aproximadamente 252 mil pães franceses todos os meses, carro-chefe da rede, com o foco no atendimento do público A e B. Oferecemos serviço personalizado como: coffee breaks, coquetéis, brunch e confraternizações, para que o cliente possa ter tudo o que precisa no mesmo lugar", afirmou Antonio Moraes, Gerente da rede Abrahão.

 

Localizadas no bairro Bela Vista, em São Paulo, as padarias Galerias do Pães e a Dengosa, que têm como dono Milton Guedes, são exemplos de busca constante por novos conceitos de vender pão. Na Galeria dos Pães , por exemplo, passam cerca de 5 mil pessoas por dia, e o tíquete médio é R$ 9,80. Baseado neste números, o faturamento médio gira em torno de R$ 1.470 milhão por mês, dizem especialistas no varejo.

 

A unidade menor, porém mais antiga do grupo, a padaria Dengosa estima faturar em média no mês R$ 440 mil, sendo que as lojas atendem o público A e B. Com o diferencial de atendimento, há o aumento pelo serviço personalizado, sendo que a padaria tradicional não segue a regra e de ter o pão francês como carro-chefe, tanto que a empresa atualmente divide seu faturamento em torno 15% cada segmento atuante, que seriam por exemplo as áreas de lanchonete, além de mezzanino, pães, frios, encomendas, mercearia e também bebidas.

 

"Procuramos sempre inovar para atender o nosso cliente. Neste mês, por exemplo, estamos lançando a linha de pão light", afirmou o dono dos estabelecimentos, Milton Guedes.

 

No inverno, ele afirma que a pedida são os pratos de sopa servidos no local, que aumentam cerca de 12% o faturamento do estabelecimento. "No inverno as pessoas comem mais em casa. Para isso, por outro lado, elas sempre vêm até a padaria comprar algo para fazer um lanche, ou até mesmo tomar uma sopa com a família", contou Guedes.

 

Gestora de projetos direcionados à área de panificação do Distrito Federal, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Elaine Siqueira diz que o foco do segmento é a diversificar produtos e concentrar-se em pequenas redes para atender o público-alvo. "É uma tendência formar pequenas redes familiares, porém até se formarem grandes é um longo passo", explicou.

 

Confeitaria

 

Localizada no Jardim São Bento, na capital paulista, a padaria Leão XVIII vê mudança no paradigma de uma padaria. Tanto que a área de confeitaria é 30% do faturamento, seguida aí sim pela padaria, com 20%, e o restante divido em self service, pizzaria e atendimento com balcão.

 

O gerente da loja, Silvestre Moreira, conta que a loja segue o foco de atendimento personalizado para o público A e B, e que para o próximo ano deve abrir um a outra loja. "Temos intuito de abrir outra loja para aumentar o número de clientes e personalizar o atendimento."

 

Mercado

 

Atualmente, o Brasil possui em média 63.200 padarias que são frequentadas por 40,42 milhões de consumidores e representam um faturamento anual acima de R$ 44,98 bilhões, dos quais cerca de R$ 21,11 bilhões em itens de marca própria.

 

O setor tem crescido em 6% ao ano e representa 2% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan), Antero José Pereira. No Brasil, 25% da população faz as refeições fora de casa, e hoje, São Paulo detém 1,3% do setor.

 


Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>