Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

12/07/2010 11:25 - Caramuru se volta para o mercado interno

Estratégia: Negócios com biodiesel ganham força na empresa, que também vai investir na marca de varejo

 

Após um 2009 de recuperação, sustentado por um vigoroso crescimento das exportações de soja em grão, a Caramuru Alimentos se volta para o mercado interno. Os dois principais projetos da maior processadora de soja de capital nacional para este ano envolvem o mercado de biodiesel e o fortalecimento da marca Sinhá, com a qual atua no varejo nacional.

 

A empresa, que manteve no ano passado o faturamento de R$ 2,15 bilhões de 2008, espera voltar a crescer em 2010. A expectativa é de um aumento de 7% na receita bruta, que deve alcançar R$ 2,3 bilhões. Desse total, as exportações representarão 35%, bem menos do que os 45% de 2009, quando as vendas externas da Caramuru totalizaram US$ 480 milhões.

 

"Não é que deixaremos o mercado externo de lado, mas temos que acompanhar o que está acontecendo no Brasil. Além disso, temos a necessidade de manter um certo equilíbrio entre o mercado interno e externo para poder utilizar os créditos fiscais que são gerados a partir das exportações", afirma César Borges de Souza, vice-presidente da empresa. Ele acrescenta que a desvalorização do dólar em relação ao real também explica em parte a estratégia da empresa de priorizar o mercado doméstico.

 

A Caramuru investirá US$ 8 milhões na modernização do processo de empacotamento e armazenagem de produtos comercializados com a marca Sinhá, especialmente os da linha denominada "mix", que envolve itens como amendoim, ervilha, grão-de-bico e lentilha. A ideia é complementar a linha dos produtos tradicionais à base de soja, milho e girassol, que sempre tiveram prioridade nas estratégias da empresa no varejo nacional.

 

Esse investimento de US$ 8 milhões faz parte de um aporte mais amplo, estimado em US$ 35 milhões para 2010, 30% mais do que no ano passado. Os US$ 27 milhões restantes serão destinados à manutenção e modernização de estruturas da empresa.

 

Além desse montante, a Caramaru obteve R$ 73 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de sua segunda usina de biodiesel, em Ipameri (GO), e para elevar em 200 mil toneladas a capacidade dos armazéns da empresa, que subiu para 2,17 milhões de toneladas. O dinheiro do BNDES deve ser liberado este mês, mas os investimentos já foram realizados com recursos próprios.

 

O biodiesel é a segunda grande aposta da Caramuru para ampliar o faturamento no mercado interno. A meta da empresa, diz Borges, é que segmento represente 15% da receita da empresa até o fim de 2011 - hoje corresponde a 10% do faturamento.

 

A segunda usina de biodiesel da empresa entra em operação nas próximas semanas, de acordo com Borges. Ipameri agregará à Caramuru uma capacidade de produção de 110 milhões de litros por ano. Até agora, toda a produção do combustível vinha da unidade de São Simão, que tem capacidade de 180 milhões de litros.

 

Mesmo antes de a usina de Ipameri entrar em operação, a Caramuru já vendeu parte de sua produção, segundo o empresário. No último leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a empresa acertou a venda de 64,5 milhões de litros do combustível, dos quais 21,5 milhões de litros serão provenientes da unidade a ser inaugurada.

 

No mercado externo, a Caramuru segue com sua estratégia de atuar no segmento de produtos não-transgênicos. "Esse não é mais um mercado de nicho como se falava. Queremos consolidar o mercado na Europa e começar a fazer ações nessa região junto ao varejo e também às indústrias de ração", afirma Souza, que também preside a Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange).
 

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>