Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

12/07/2010 09:16 - Redes ampliam marcas próprias e faturamento

A criação de marcas próprias e as vendas delas nas grandes redes já representam, em média, 8% do faturamento dos grupos varejistas do País. A medida, que começou a ser propagada no Brasil em meados de 1970, é usada hoje pela maioria dos supermercadistas que veem no processo a possibilidade de expansão de mercado e fidelização de clientes com preços até 20% mais baixos do que os praticados em produtos convencionais.

 

Apostando no incremento de vendas, uma cooperativa regional anunciou ontem a junção de sua marca com outra varejista que também já atua no mercado. Com isso, o grupo aumentará a diversificação dos produtos oferecidos nas duas redes.

 

Para o professor do núcleo de varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e um dos responsáveis pelo desenvolvimento e implantação de marca própria no País, Pedro Matisonkas, a atividade ainda é pouco explorada e tem potencial para expansão de até 30%.

 

"O mercado está aberto para crescimento. Há toda uma gama de produtos que podem ser vendidos por itens próprios que vão desde alimentos até eletrodomésticos e eletrônicos. Mas isso ainda não é explorado até a capacidade."

 

Atualmente, os produtos com bandeiras das redes têm preços menores do que os convencionais, no entanto, o educador afirma que não é apenas o valor que atrai. "Não tem de ser sinônimo de custo menor, mas de qualidade. Não adianta colocar na praça algo que você sabe que vai desagradar clientes. Ele tem de ter embalagem e design bacana e conteúdo bom. Se o preço for menor, será ótimo, mas não deve ser a base desse item", avalia.

 

MELHOR NEGÓCIO

 

De olho em aumentar o share, é cada vez maior a expansão desses produtos. Uma grande rede norte-americana afirma que os 12 mil itens de marca própria, divididos em mais de 180 categorias - entre alimentos e não alimentos - representam crescimento médio de 20% ao ano, o que a animou a lançar mais artigos.

 

Já o maior grupo varejista do País aumenta anualmente a linha de serviços oferecidos. Em nota a rede avisa que "no ano passado, teve crescimento de 50% em comparação com o período anterior e a expectativa é que cresça mais 30% em 2010. A marca é líder, ou vice-líder em aproximadamente 50% dos subgrupos onde está presente".

 

Para Matisonkas, há apenas vantagem na adoção da prática. "Você tem a facilidade de escolher o melhor ponto de vendas dentro da loja", atesta ele, que revela que no Brasil, o primeiro sabão em pó lançado possuía o logo de uma grande rede. "Até parafuso e prego têm espaço para isso. Basta apenas saber investir."

 


Veículo: Diário do Grande ABC

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>