Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/07/2010 12:03 - Carrefour planeja vender operações na Ásia

O Carrefour, maior rede mundial de supermercados depois do Walmart, pretende vender suas operações na Malásia, Tailândia e Cingapura para concentrar-se em países onde possui liderança de mercado.

 

A rede varejista não quis comentar as informações sobre o plano, que ainda estaria em estágio inicial e, segundo analistas, poderia render entre € 600 milhões e 800 milhões.

 

Uma possível venda dessas operações estaria dentro da estratégia determinada pelo executivo-chefe da rede francesa, Lars Olofsson, de deixar países em que o grupo tem poucas perspectivas de tornar-se líder de mercado e investir nos que já tem liderança ou possui boas chances de assumi-la.

 

O executivo já fechou as operações na Rússia, sul da Itália e, na semana passada, após demoradas negociações, concluiu acordo com sindicatos na Bélgica para reestruturar operações deficitárias no país.

 

Olofsson disse aos acionistas na assembleia-geral anual do grupo, em maio, que o Carrefour estava "comprometido" a ouvir ofertas por suas unidades em países onde a liderança é inalcançável para a empresa.

 

Na Ásia, o grupo francês está determinado a continuar operando na China, onde estão quase 75% de suas lojas no continente, e na Indonésia , seu segundo maior mercado asiático. Em maio, Olofsson descreveu o mercado indonésio como "muito promissor".

 

Do total de vendas obtido pelo Carrefour em 2009, de € 86 bilhões, a Ásia foi responsável por 8%. Dos 626 pontos de venda que a empresa tinha na região no fim de 2009, 68% estavam na China. Na Indonésia e em Taiwan, a rede francesa possui respectivamente 76 e 65 lojas.

 

Na Tailândia, onde o Carrefour é o terceiro maior no mercado, a rede possui 40 lojas. Na Malásia, onde a rede é a quarta ou quinta maior, são 19 lojas. Em Cingapura, há apenas duas.

 

Olofsson afirmou que a maior parte dos investimentos do grupo francês será destinada a seus quatro principais mercados, França, Itália, Bélgica e Espanha - que juntos representam em torno de 70% das vendas - e aos países emergentes de maior crescimento econômico, incluindo China e Brasil.
 

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>