Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/07/2010 11:50 - Sem Copa, anunciantes reagem ao pessimismo

Novas campanhas focam a próxima Copa em 2014


 
Minutos após o fim do jogo do Brasil contra a Holanda, na última sexta-feira, na Copa da África do Sul, a Visa no Brasil entrou em contato a sua agência de publicidade, a Lew Lara. A empresa autorizou a equipe de publicitários a contatar as redes de TV para a veiculação de um comercial pré-gravado, em que ressaltava a dor da perda da seleção brasileira, mantendo um tom de otimismo. Era algo planejado. Não só a campanha já havia sido aprovada no início da segunda fase da Copa, como a própria Rede Globo estava ciente sobre possível alteração de comerciais nas horas seguintes a uma eventual eliminação.

 

"Infelizmente, tínhamos que estar preparados", diz Bety Tichauer, diretora de marketing de Visa. Além dela, a AmBev, com Brahma, e a Coca-Cola sacaram os seus anúncios de apoio ao torcedor. Os espaços, inclusive, já estavam pagos no pacote de anúncios fechados com a Rede Globo para a Copa. Essa necessidade, portanto, de um plano B, caso o Brasil ficasse pelo meio do caminho, assim como a reorganização das ações conduzidas na mídia (como na internet e em pontos de venda) acabaram exigindo agilidade e senso de oportunidade das empresas.

 

Por isso, desde o dia de ontem, todo o material de mídia impressa, como encartes das redes de varejo, têm sido retirados de pontos de vendas, como supermercados e lojas de departamento. As agências de promoção dessas redes começaram ontem a desenhar impressos de ofertas inéditos para os próximos dias. Nos bares e restaurantes, é individual a decisão de retirar o material que faz referência ao torneio. Mas bares ouvidos ontem informam que as cervejarias, como Schincariol, já encaminharam encartes novos.

 

Ficou claro, no entanto, que a maioria dos patrocinadores da Copa não preparou um plano B para as ações na TV, a mídia mais cara do país. Entre patrocinadors da CBF e da Fifa nesta Copa, foram 16 empresas, e apenas três veicularam filmes publicitários no final de semana. "Publicamos anúncios em jornais sobre a perda, mas sem um tom piega. É importante essa menção ao assunto", diz Hugo Janeba, vice-presidente de marketing da Vivo.

 

Para especialistas, simplesmente tirar a antiga campanha da TV, que enaltecia o time, não é algo muito bom. "Pode ser interpretado como omissão. O ideal é reforçar a mensagem do apoio incondicional", diz José Estevão Cocco, da J. Cocco Associados, especialista em marketing esportivo. "A questão é que nem sempre a empresa quer dizer algo e prefere calar-se".
 

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>