Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

01/07/2010 11:24 - Para BRF, Cade não deve seguir parecer sobre fusão

Alimentos: Empresa defende manutenção das marcas Sadia e Perdigão e afirma ter concorrentes fortes no mercado brasileiro, como Marfrig, JBS e Bertin.


  
A Sadia e a Perdigão concorrem com grandes empresas que estão investindo cada vez mais no mercado brasileiro e, por isso, não precisam se desfazer de suas marcas para ajudar a concorrência. Essa foi a posição defendida pelos presidentes da Brasil Foods, José Antonio Fay, e da Sadia, Julio Cardoso, diante do parecer da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda.

 

Ambos acreditam que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não vai seguir o parecer que recomenda o licenciamento e a venda de diversas marcas para que a compra da Sadia pela Perdigão seja aprovada.

 

"Os nossos concorrentes são fortes. Eles não precisam de nossas marcas", disse Cardoso. "Eles estão até na Copa do Mundo", enfatizou, referindo-se à Seara, controlada pela Marfrig. Além da Marfrig, JBS e Bertin despontam como companhias que podem fazer frente ao poderio da Brasil Foods.

 

"Nós enviamos dados muito robustos para a Seae de que a operação é competitiva", afirmou Fay. Para ele, a secretaria não se debruçou sobre os estudos da empresa. Esses estudos diziam que, diante de um produto Sadia com preço elevado, o consumidor tende a optar pelo mais barato. Ou seja, a fidelidade à marca não é tão forte se comparada aos preços. Por isso, não haveria sentido em aumentar os preços aos consumidores, após a aprovação do negócio pelas autoridades antitruste. Pelo contrário. A empresa sustentou que vai conseguir produzir em maior escala e, com isso, a tendência é de queda de preços no futuro.

 

"Agora, vamos continuar sustentando para o Cade que a operação é pró-competitiva", enfatizou Fay. "Vamos mostrar para o Cade o que aconteceu no mercado (desde o anúncio da compra da Sadia, no ano passado). Ele continua saudável, com novos concorrentes", observou.

 

"Estamos convictos de que temos argumentos e dados que justificam a aprovação sem restrições", acrescentou Cardoso.

 

A Brasil Foods também argumentou que não pretende formar um campeão nacional às custas do mercado interno. Ou seja, a empresa acredita que o aumento das exportações será plenamente possível, sem que o mercado interno sofra elevação de preços. Isso porque a maior demanda por produtos lá fora deverá fazer com que a produção interna também cresça.

 

Se houver mais pedidos por peito de frango, por exemplo, no mercado externo, outras partes desse frango podem ser destinadas ao mercado brasileiro. "As nossas fábricas são para o mercado externo e interno", resumiu Fay. "Existe uma relação entre o que se exporta e o que se coloca para o mercado interno", completou Cardoso.

 

Para a BRF, o relatório da Seae não considera o fato de que a união entre Perdigão e Sadia cria um grande exportador, que "terá condições de ampliar sua presença como competidor global do mercado de alimentos, gerando empregos, renda e divisas". Hoje, 42% das vendas da BRF são no mercado externo, mais de R$ 9 bilhões por ano.

 

Os presidentes reclamaram que ainda não tiveram acesso à versão integral do parecer da Seae. "Sentimos que apresentamos vários dados e eles simplesmente não ouviram", lamentou Cardoso. Para Fay, o Cade vai fazer o contraditório e, com isso, as empresas terão a oportunidade real de serem ouvidas e levadas em consideração antes da decisão final sobre o negócio.
 

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>