Geral
30/06/2010 10:35 - Aplicativos de celular para a Copa abrem nova frente de marketing
Empresas oferecem itens relacionados ao futebol visando relação diferenciada com clientes
Incipiente no Brasil, o desenvolvimento de aplicativos patrocinados para telefones celulares ganhou força com a Copa do Mundo.
Marcas como TAM, Vivo, Extra e TIM aproveitaram o evento para lançar programas gratuitos que permitem checar a classificação das seleções, perfis dos jogadores, a escalação das equipes e receber alertas de gol.
O objetivo comum é marcar presença no dia a dia dos consumidores, cada vez mais conectados. "As pessoas esquecem a carteira em casa, mas não esquecem o celular", diz a gerente de marketing do grupo Pão de Açúcar, Andréa Dietrich.
Patrocinadora oficial da seleção brasileira, a bandeira Extra lançou em março o aplicativo "Torcida Extra", que disponibiliza notícias e tabelas dos jogos, além de divulgar promoções e ajudar o usuário a localizar o supermercado mais próximo.
Outra patrocinadora da seleção, a TAM disponibiliza o "Paixão por Torcer".
Empresários apostam que, com a expansão dos smartphones no mercado, essas iniciativas devem aumentar. A consultoria Gartner estima em US$ 6,8 bilhões o faturamento mundial do setor neste ano. Para 2013, a previsão é de US$ 29,5 bilhões.
No Brasil, as companhias com presença nos celulares ainda são minoria: uma pesquisa feita entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010 revelou que apenas 14% das 500 maiores empresas do país já tinham desenvolvido algum aplicativo.
"Elas ainda estão se movimentando para marcar presença nessa nova mídia", diz Guilherme Santa Rosa, sócio-diretor da Mowa, responsável pelo estudo.
Alexandre van Beeck, diretor de planejamento da agência Future Group, adverte que as iniciativas precisam ser bem pensadas. "Da mesma forma que as pessoas baixam um aplicativo com facilidade, também o descartam com facilidade."
Para Santa Rosa, da Mowa, este é um "momento de ouro" para os aplicativos. "O que gera resultado é o conteúdo relevante, e, para os brasileiros, a Copa é extremamente relevante."
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria