Geral
23/06/2010 10:15 - Drogaria São Paulo compra a rede Drogão e mira liderança
Com a aquisição da rede Drogão, a Drogaria São Paulo, na terceira posição em faturamento no País, passa a brigar pela liderança dovarejo farmacêutico, posição ocupada pela rede Pague Menos.
Na soma das lojas, a Drogaria São Paulo ainda fica atrás da líder de mercado, pois possui 254 lojas, fora as 72 lojas fruto da aquisição da rede Drogão. Logo a rede passa a somar o montante de 326 pontos-de-venda espalhados por cinco estados brasileiros. A projeção é a abertura de 40 novas lojas até o fim deste ano e faturamento de R$ 2,5 bilhões.
Já a concorrente nordestina, rede Pague Menos, possui 360 pontos-de-venda e está presente em 130 municípios e 27 estados brasileiros, com a previsão de fechar o ano com mais 30 novas lojas. Deusmar Queiroz, presidente da drogaria Pague Menos afirma que investirá cerca de R$ 50 milhões em 2010 para a abertura das novas lojas. "Não compraremos nenhuma rede, nosso crescimento será orgânico", afirma. A varejista prevê um crescimento de 20% e faturamento da ordem de R$ 2,2 bilhões neste ano.
Por outro lado, Ronaldo de Carvalho, presidente da Drogaria São Paulo afirmou ao DCI que a maior concorrência que ele vê no setor é a questão dos incentivos fiscais. "Ao contrário da rede Pague Menos, que recebe incentivo fiscal do Estado de Alagoas e distribuí para todo País, nós compramos direto do fornecedor, sem incentivo algum", afirmou.
A aquisição entre as redes do varejo farmacêutico foi realizada em parte, através de uma troca de ações por meio da qual os sócios da rede Drogão tornaram-se acionistas da Drogaria São Paulo, e outra parte em dinheiro, segundo Carvalho. Estima-se que no prazo de um mês já comece a troca da bandeira Drogão pela da nova proprietária, e em oito meses a transição esteja concluída.
Segundo o presidente da Drogaria São Paulo, o negócio ainda passará pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Para o professor Nuno Fouto do Programa de Administração do Varejo (Provar), a vantagem desse negócio é a redução nos custos pelo aumento no volume das transações.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria