Geral
15/06/2010 11:57 - Brasileiro gasta mais com bem-estar em casa
Limpeza: Produtos que trazem conforto ao lar devem puxar alta recorde de 10% a 12% nas vendas do semestre
O setor de produtos de limpeza vai crescer entre 10% a 12% no primeiro semestre de 2010 e pode fechar o ano nessa taxa de expansão - fato considerado simbólico para as indústrias do segmento. Será a primeira vez que as companhias registram alta nas vendas de dois dígitos no Brasil, revela a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla). Em parte, esse desempenho é reflexo de uma mudança de postura no comportamento do brasileiro.
As indústrias têm verificado aumento na demanda por mercadorias ligadas ao bem-estar das famílias, e não apenas à limpeza da casa. Como esses produtos têm preços acima da média da cesta de itens de limpeza, o maior consumo acaba puxando o faturamento para cima. É um novo comportamento de compra que agrada em cheio as companhias. Essas mercadorias, como desodorizadores de ambiente e purificadores de ar, registram margens de retorno mais elevadas e são uma porta de entrada para ampliação da linha para outros produtos de maior valor agregado.
No Anuário Abipla 2010, a ser lançado amanhã pela entidade, o faturamento das empresas de limpeza cresceu 7% em 2009 e atingiu R$ 12,2 bilhões. Em volume, a alta atingiu 8%. Segundo o relatório, um dos destaques é a categoria de purificadores de ar, produtos em formato aerosol com diversas fragrâncias, fabricados pelas Ceras Johnson e Reckitt-Benckiser. Nessa categoria, a expansão no volume comercializado foi de 21,7%, mais de duas vezes a velocidade de crescimento do setor de limpeza. Não se trata nesse caso de uma base de comparação baixa, e portanto, comprometida. O segmento apurava altas próximas à média do setor nos últimos anos.
"Começamos a perceber uma demanda acelerada por produtos não essenciais na área de limpeza", afirma Maria Eugênia Saldanha, diretora-executiva da Abipla. "Isso tem relação direta com a procura maior dos consumidores por produtos que tragam uma sensação de bem-estar dentro de casa", completa.
Entre os produtos que trazem maior praticidade, os limpadores multiuso ainda se mantém na lista dos campeões de venda. Dados da Abipla mostram aumento de 14,3% no volume vendido em 2009. Responsável por 30% da receita do setor, o sabão em pó e líquido apurou desempenho acima da média. Em faturamento no ano passado, a elevação foi de quase 10% - uma alta obtida sem aumento de preço. A Unilever, líder com a marca Omo, informou que não fez alterações em suas tabelas ao varejo. "Nosso preço não teve variação forte nos últimos anos. Os ganhos na venda acontecem por aumento na quantidade vendida", afirmou Priya Patel diretora de marketing de higiene e limpeza da Unilever.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria