Geral
15/06/2010 10:02 - JBS e MCL iniciam obras de fábrica de R$ 4,8 bilhões
Com perspectiva de produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano, a Eldorado do Brasil, união da JFN (Grupo JBS) e MLC, do empresário Mário Celso Lopes, já nasce com a possibilidade de ser ampliada mais duas vezes, o que poderá acontecer num prazo de cinco anos após o início de operação, marcada para o segundo semestre de 2012, segundo Lopes.
O investimento para a instalação da primeira linha de produção, cuja pedra fundamental será lançada hoje na cidade de Três Lagoas (MS), vai consumir R$ 4,8 bilhões, sendo R$ 1 bilhão de capital próprio, R$ 2,7 bilhões em financiamentos do BNDES e outro R$ 1 bilhão que deve ser captado com bancos internacionais. Segundo os investidores, a fábrica deve ser responsável pela produção de 20% das exportações de celulose do País. A produção vai para Ásia, EUA e Europa.
Segundo Lopes, a empresa vai oferecer 8 mil empregos diretos e indiretos durante sua construção, numa área de 900 hectares. Após a conclusão, serão necessárias 350 pessoas para a operação da fábrica, e serão gerados outros 1,7 mil empregos indiretos.
Uma das novidades é que a empresa, ao contrário das outras do setor, não terá administração verticalizada. Setenta por cento da matéria-prima a ser usada pela empresa será fornecida por produtores parceiros. "Hoje, já temos 70 produtores parceiros em seis municípios de Mato Grosso do Sul, que plantam uma média de 130 hectares por dia de eucaliptos", disse. Serão usados 210 mil hectares para a produção da fábrica, ou 30 mil hectares por ano. A empresa já possui 40 mil hectares de florestas plantadas.
Lopes revelou que a união entre a VCP e Aracruz, que criou a Fibria, acabou ajudando, por colocar no mercado pessoal especializado. "Podem dizer que a Eldorado é uma novata, mas os funcionários não são. Esse pessoal foi disponibilizado com a fusão e agora eles estão aqui na Eldorado", disse. São 40 profissionais, entre técnicos e diretores.
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria