Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

10/06/2010 11:32 - GSK escolhe o Brasil para reduzir preço de remédios

Em uma estratégia considerada um tanto arriscada, a inglesa GlaxoSmithKline (GSK) decidiu reduzir de 20% a 50% os preços de seis importantes medicamentos da companhia no Brasil. A aposta da farmacêutica é impulsionar as vendas, promovendo maior acesso a esses produtos. Essa tática também será adotada em outros países emergentes, disse ao Valor Cesar Rengifo, presidente do laboratório no país.

 

No Brasil, a companhia escolheu alguns de seus produtos de inovação para essa nova estratégia de preços, como o Cervarix, vacina contra HPV oncogênico, e o Seretide, medicamento indicado no tratamento crônico de asma e de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPCO). Na lista, estão incluídos também antibióticos de referência, como o Amoxil e Clavulin, e outros remédios, como o Lamictal (antiepilético), e Imigran (combate enxaqueca).

 

Os medicamentos Cervarix, Amoxil e Clavulin terão redução média de 50% nos preços. O Seretide, de 30%; o Lamictal, 35%, e o Imigran, entre 20% e 40%, dependendo de sua apresentação. As novas cotações já estão em vigor.

 

Esses medicamentos, juntos, geram receita de cerca de R$ 160 milhões. A estratégia da GSK é adotar preços mais adequado à realidade econômica de cada país, onde essa nova prática será adotada, afirmou o executivo. O Brasil foi um dos primeiros países a testar essa nova abordagem da empresa. Outra aposta é a Índia. "O país é um dos mais importantes entre os emergentes", disse Rengifo. A expectativa é elevar consideravelmente as vendas em volumes e ganhar mais espaço no mercado nacional.

 

Com faturamento no país de R$ 943 milhões em 2009, nas áreas farmacêutica e consumo, a companhia está otimista em relação a 2010. Rengifo estima um crescimento da ordem de 16% da GSK no país este ano, considerando que o setor deve apresentar alta entre 13% e 14%.

 

Com forte atuação global no segmento de vacinas, a GSK tem firmado importantes parcerias no país nesse sentido. O grupo está desenvolvendo uma vacina contra a dengue em parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que envolve recursos de € 35 milhões. O trabalho tem se concentrado na obtenção de um imunizante e o compartilhamento de sua patente. O acordo estabelece a parceria científica entre a instituição e a GSK para o desenvolvimento tecnológico do imunizante da dengue e abre a possibilidade para futuros projetos conjuntos de vacinas contra malária e febre amarela. Essas atividades são conduzidas por um comitê gestor com representantes da farmacêutica e da instituição.

 

No ano passado, a GSK também fechou acordo com a Fiocruz para o fornecimento de vacina pneumocócica para ser incluída no calendário do programa nacional de imunização já a partir deste ano. As vacinas da companhia são distribuídas em cerca de 180 países. Em 2009, a farmacêutica inglesa entregou 1,4 bilhão de doses, dos quais cerca de 1 bilhão foram distribuídas para países em desenvolvimento.

 

Com sede no Reino Unido e com base operacional nos EUA, a empresa tem aproximadamente 7% do mercado farmacêutico mundial. A sede regional do grupo na América Latina está localizada no Rio de Janeiro.

 

Rengifo - colombiano que está na GSK há 15 anos e há dois no Brasil - afirmou que a companhia não está interessada em ingressar no mercado de genéricos. A estratégia é investir em novas moléculas e também em produtos de marcas. No pipeline estão previstos 20 novos produtos a partir de 2011. Aquisições também são estudadas, inclusive no Brasil. Por ano, a companhia investe cerca de 3,5 bilhões de libras esterlinas em P&D (Pequisa e Desenvolvimento).
 

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>